Pés de galinha: conheça 4 tratamentos e cuidados para suavizar as rugas ao redor dos olhos

janeiro 01, 0001

Os pés de galinha são rugas que surgem nas laterais dos olhos, criando marquinhas que ficam ainda mais evidentes quando a gente sorri. Apesar de serem necessárias - e bem-vindas! - para deixar a expressão facial natural, ao longo do tempo, as marcas pode ficar mais evidentes.

É que além das expressões do rosto, os pés de galinha também surgem por causa da exposição solar exagerada, da falta de cuidados com a pele e até mesmo por problemas de visão, como a miopia, que forçam os movimentos dos olhos. Apesar de quase sempre serem as primeiras ruguinhas a surgirem, lá pelos 25 ou 30 anos, a boa notícia é que existem formas de suavizá-las, e a gente te conta 4 delas aqui embaixo!

1. Cremes anti-rugas: Retinol e Pro-Xylane suavizam pés de galinha

Quer uma boa notícia? Dá para suavizar os pés de galinha em casa! O primeiro cuidado é ter um creme anti-rugas para chamar de seu, que pode ter ativos como Retinol, Pro-Xylane e LHA - que é um derivado do ácido salicílico. Essas substâncias conseguem preencher os vincos das linhas marcadas nas laterais dos olhos, melhorando o tônus e evitando que os pés de galinha fiquem mais fortes.

Ideal para: quem só tem pés de galinha ao sorrir e ao se expressar.

Ativos: o Retinol, o LHA e Pro-Xylane são substâncias que estimulam a produção de colágeno, que é a proteína que responsável por deixar a pele lisinha e mais firme. Dá para buscar por esses ativos nas fórmulas dos cremes hidratantes, e podem ser usados em qualquer tipo de pele. 

2. Protetor solar: usar o produto todos os dias ameniza as marcas nos olhos

Usar protetor solar todos os dias pode amenizar - e muito! - a aparência das ruguinhas do rosto! E o motivo é simples: os raios solares são capazes de quebrar as fibras de colágeno e elastina da nossa pele, fazendo com que ela fique mais fina e flácida. Faça o teste: aposte em filtros todos os dias, até mesmo em dias nublados, com FPS superior à 30, sempre antes da maquiagem. Depois de algum tempo, as linhas ficam menos marcadas e a prevenção será super potente!

Ideal para: todos os tipos de pele, em qualquer idade!

Qual filtro escolher? Existem filtros solares com várias texturas, acabamentos e com ativos anti-rugas. Aqui, você pode descobrir o que mais combina com você!

3. Laser CO2 fracionado: técnica estimula o colágeno

O laser CO2 fracionado é feito em consultórios dermatológicos: ele age estimulando o colágeno de dentro para fora, fazendo com que os pés de galinha mais marcados desapareçam em cerca de 3 a 5 sessões. Isso acontece porque o aparelho provoca uma retração da pele, fazendo com que ela se estique e, assim, mande embora as ruguinhas. 

Ideal para: quem tem pés de galinha mais marcados, que aparecem até mesmo sem movimentos faciais. Também pode ser feito por quem tem manchinhas na área dos olhos.

4. Peelings químicos: promove a renovação da pele e suaviza rugas

Você sabia que é possível melhorar a aparência das rugas finas ao redor dos olhos com peelings químicos suaves? Esse procedimento utiliza ácidos em concentrações baixas para promover uma renovação controlada da pele. Ao remover as células mortas e estimular a produção de colágeno, ele deixa a região mais lisa, uniforme e com aspecto rejuvenescido.

Ideal para: pessoas que já percebem linhas finas mesmo com o rosto relaxado ou que desejam melhorar a textura e o brilho da pele ao redor dos olhos.

Ativos comuns: ácido glicólico, ácido mandélico e ácido lático. Esses ingredientes atuam na renovação celular, aumentam a firmeza e contribuem para a hidratação da pele. Por serem mais delicados, os peelings suaves podem ser adaptados para diferentes tipos de pele, inclusive as sensíveis, desde que realizados por um profissional especializado.


Matéria publicada em 01 de Abril de 2021, por Webedia.