Posso dividir a escova e a chapinha com minha amiga? Descubra!

Não é raro compartilhar a escova e a chapinha com as amigas: quando alguma delas vai se arrumar para uma festa na sua casa, por exemplo, é comum que aproveitem a praticidade e usem os seus utensílios mesmo em vez de levar tudo de casa na mochila. Mas será que essa prática está liberada ou pode trazer malefícios para os cabelos? Confira a matéria para descobrir e tirar suas dúvidas! 

Pular os slider: Oleo Extraordinario

Conheça toda a linha Elseve Óleo Extraordinário

Dividir escova pode trazer riscos para os cabelos

Embora a prática seja muito comum, dividir a escova de cabelo com outra pessoa pode trazer complicações. É que, ao compartilhar esses objetos que têm contato direto com o couro cabeludo e os fios, você pode acabar contraindo algumas doenças capilares - como caspas, dermatite seborréica e até micoses.

Sendo assim, ainda que sua amiga cuide direitinho dos fios, é muito importante ter cuidado porque pode ser que ela ainda não saiba que está com algum desses problemas. No entanto, esse compartilhamento não é totalmente proibido: é possível dividir o utensílio sem riscos se ele for higienizado entre um uso e outro. 

Escova pode ser higienizada com água e detergente 

Quando se fala em higienizar a escova, não se trata apenas de retirar os fios que ficam grudados com um pente: é preciso limpar com bastante atenção para remover todos os resíduos!

Para fazer esse passo, a dica é lavar o utensílio com água, detergente e uma esponjinha para esfregar com cuidado. Se desejar, também pode contar com a ajuda de cotonetes para higienizar as partes mais estreitas, que são difíceis de serem limpas apenas com a esponja. Depois, se tiver tempo, deixe de molho por alguns minutos; mas, se estiver com pressa, enxague e tire a umidade com um pano. 

E vale lembrar que esse cuidado é recomendado para todos os tipos de escovas, independentemente de seu material. A única diferença é que a de metal precisa sempre ser enxugada após a limpeza - mesmo nos dias em que você estiver com pressa - para evitar a oxidação. 

Alta temperatura da chapinha permite que ela seja compartilhada sem problemas

E a chapinha, pode ser dividida ou também oferece riscos? De acordo com o médico e tricologista Valcinir Bedin, diferentemente da escova, esse aparelho pode ser compartilhado sem nenhum problema: "a alta temperatura da chapinha - 200 graus - mata qualquer bactéria que poderia estar presente no aparelho", esclarece. 

Mas, como acontece com qualquer outro utensílio, é importante manter a higienização em dia. Por isso, sempre que perceber que a chapinha está suja, o especialista recomenda usar um pano úmido: "faça isso quando achar necessário, sempre que ela estiver morna e desligada da energia", diz. 

 

Matéria publicada em 30 de Março de 2021, por Webedia.

Pular os slider: Liso dos sonhos

Conheça toda a linha Elseve Liso dos Sonhos