Lavar os cabelos com pré-shampoo é a opção perfeita para eliminar as impurezas do dia a dia e os resíduos de produtos que insistem em ficar no couro cabeludo. Quando os fios começam a ficar pesados, oleosos e sem movimento, provavelmente, já está na hora de recorrer ao produto para uma limpeza mais profunda. No entanto, por conta do alto teor de limpeza, fica a dúvida: quem usa coloração também pode apostar nessa versão do shampoo ou ela pode desbotar o tom? Confira a matéria para descobrir!
Fórmula com alto poder de limpeza facilita o desbotamento da coloração?
A sujeira do dia a dia e os resíduos de produtos podem deixar os cabelos pesados, oleosos e até com caspas se não forem eliminados da maneira correta. Por isso, além do uso diário de shampoos tradicionais, é muito importante fazer algumas lavagens com as versões que contam com ação antirresíduos para que seja feita uma limpeza mais profunda no folículo capilar - como é o caso do pré-shampoo.
No entanto, apesar de todas essas vantagens, muitas mulheres têm dúvidas sobre o uso do produto nos cabelos que passaram por algum processo de coloração - e o motivo para isso é o fato de se acreditar que ele pode acabar facilitando o desbotamento da cor escolhida. Mas será que isso é verdade ou apenas mito?
Segundo o cosmetologista Matheus Vieira, a informação procede: "é verdade que o shampoo antirresíduo acaba retirando os pigmentos da tintura, pois em sua composição química há uma alta concentração de ativos com grande poder de limpeza, além do pH alto que causa a abertura da cutícula".
Cabelos vermelhos e acobreados correm maior risco de desbotamento
Quem já coloriu o cabelo com tons vermelhos ou acobreados sabe que, apesar de serem vivas e intensas, essas cores costumam desbotar com mais facilidade. Por causa dessa característica, o cosmetologista esclarece que aquelas que colorem os fios com uma dessas tonalidades precisam ter ainda mais cautela na hora de apostar na lavagem com pré-shampoo. "Como já tendem a desbotar bem mais rápido que uma coloração na altura de tom castanho ou loiro, quando se utiliza um antirresíduo, o processo acelera devido ao pH elevado e o maior poder de limpeza", explica o profissional.
Diminuir a frequência é a dica para usar o pré-shampoo nos cabelos coloridos
Para quem tem cabelo oleoso ou gosta de recorrer ao pré-shampoo para algumas lavagens, uma boa notícia: o produto não precisa ser completamente abolido da rotina por causa da coloração. De acordo com Matheus Vieira, a dica para garantir a limpeza profunda do couro cabeludo sem desbotar os fios é reduzir a frequência de uso: "nos cabelos oleosos, esse tipo de shampoo vai muito bem. Mas, em vez de utilizá-lo de 3 a 4 vezes na semana, o ideal é só usar duas vezes", afirma.
Para quem tem madeixas naturalmente ressecadas, que precisam de versões mais hidratantes para as lavagens diárias, o truque é reservar o pré-shampoo apenas para os dias de tratamentos mais profundos - como a reconstrução, por exemplo - ou para quando os fios estiverem pesados.
Matéria publicada em 15 de julho de 2021, por Webedia.