Sérum Facial: o que é, como usar e para que serve?

O sérum facial é um produto que vem ganhando cada vez mais destaque na rotina de skincare. Sua textura fluída junto com a fácil absorção por parte da pele do rosto, são algumas das vantagens que o esse produto pode proporcionar. Quando combinado com ativos dermatológicos, como o ácido hialurônico, ele pode trazer diversos benefícios para a pele como a prevenção do envelhecimento precoce.

Para tirar todas as suas dúvidas sobre o uso do sérum facial, e em especial do sérum de ácido hialurônico, convidamos a dermatologista Fabiana Wanick, Membro das Sociedades Brasileira de Dermatologia e Cirurgia Dermatológica, para detalhar um pouco mais sobre esse produto e seu uso. Abaixo, confira a entrevista completa.

O que é sérum facial?

O sérum facial é um tipo de produto que contém ativos dermatológicos. O sérum pode ter diversas funções como hidratante, antissinais ou antioleosidade. A função do sérum facial vai depender do objetivo para qual o sérum foi feito e qual ativo dermatológico ele contém. Por exemplo, enquanto o sérum facial com vitamina C tem alto poder antioxidante, o sérum com ácido hialurônico conta com alto poder de hidratação e ação antissinais.

A Dra. Fabiana Wanick detalha ainda mais sobre a definição do sérum facial. “O sérum facial é um produto fluido, leve, fácil de aplicar e espalhar. Além disso, ele é versátil pois pode ser benéfico em diferentes tipos de pele”, explica. Por conta da facilidade é possível incluir o sérum de forma simples em sua rotina de cuidados diários com a pele.

 

Para que serve o sérum facial?

O sérum facial com ácido hialurônico tem a função de preencher e hidratar a pele. Esse ativo dermatologicamente testado e aprovado, proporciona uma hidratação eficaz nas camadas mais profundas da pele. Ao atingir essas camadas, o ácido hialurônico preenche as linhas de sinais, combatendo o envelhecimento precoce.

Benefícios do sérum facial

Segundo a Dra. Fabiana Wanick, o sérum facial traz benefícios por conta da sua textura fluída. Essa característica faz com que o produto se torne fácil de aplicar e espalhar pelo rosto. “Fluidez, leveza, excelente espalhabilidade, hidratante, e versátil”, detalha. Apesar da sua textura fluida, o sérum não é oleoso porque é feito de uma base aquosa. Por isso ele é indicado para todos os tipos de pele, incluindo as peles mais oleosas.

Quando falamos de ativos e olhamos para o sérum facial com ácido hialurônico, a Dra. ressalta os benefícios para todas as peles. “[O sérum] hidrata sem pesar e sem risco de piorar a oleosidade e tendência a acne. Pode ser usado em diferentes tipos de pele”, explica. Isso proporciona uma hidratação ainda mais profunda e eficaz fazendo com o rosto fique macio, iluminado e com viço.

Entenda para que serve o sérum facial

Sérum com ácido hialurônico: conheça o Revitalift Hialurônico Sérum Preenchedor

O Revitalift Hialurônico Sérum Preenchedor traz os benefícios do ácido hialurônico para o sérum facial, impulsionando a sua rotina de cuidados com a pele. O Sérum Preenchedor Hialurônico contém 1,5% de ácido hialurônico em sua formulação, o que faz dele o produto com maior concentração de ácido hialurônico na linha Revitalift.

Por contar com alta concentração de ácido hialurônico, o sérum tem alto poder hidratante, preenchendo as linhas de expressão com a ação hidratante. Durante as primeiras 4 semanas é possível notar redução de 40% das linhas de expressão no rosto.

Como usar o sérum?

A Dra. Fabiana Wanick explica como incluir o sérum na sua rotina de cuidados diários com a pele. “Todos os dias, a pele sofre constantemente agressões de fatores externos como sabonetes, água quente, poluição e sol. Para que o benefício do produto seja mantido, e até para proteger a pele de todas essas agressões, o produto deve ser reaplicado

Ela ainda ressalta a importância da consulta de um profissional para entender qual o melhor momento do dia para aplicar o sérum facial no rosto. “Pode ser usado de manhã e/ou a noite. O melhor horário vai depender do tipo de pele e dos outros produtos ou substâncias que o paciente precisa usar”, ressalta. E não se esqueça de aplicar o protetor solar após o uso do sérum para garantir a proteção contra os raios solares.

Passo a passo para aplicar o sérum facial

Siga as instruções abaixo para utilizar o seu sérum facial da forma correta.

  1. Antes de tudo, é importante que o rosto esteja completamente limpo para receber o sérum. Por isso, faça uma limpeza profunda e completa com o uso do Gel de Limpeza Revitalift e com a Água Micelar com ácido hialurônico L’Oréal Paris.
  2. Após a limpeza, aplique de 2 a 3 gotas do sérum no rosto e espalhe o produto. Ao usar o aplicador, não deixe que a ponta entre em contato com a pele, mantenha uma distância para que o produto possa gotejar no rosto.
  3. Após aplicação, complete a rotina com o Creme Cuidado Diurno Hialurônico, durante o dia, e o Creme Cuidado Noturno Hialurônico, na rotina noturna. Na área dos olhos, aplique o Cuidado Intenso Olhos. Durante o dia, após esse processo finalize com o protetor solar UV Defender.

Ao aplicar o sérum facial evite o contato com a região dos olhos. Caso sobre excesso de produto em suas mãos, aplique no pescoço e no colo.

 

Matéria publicada em 09 de setembro de 2021, por Enext.