Sérum para a pele oleosa: 4 benefícios de incluir o produto na sua rotina de cuidados

Em busca de um sérum para a pele oleosa? Esses produtos se tornaram curingas nos cuidados com a pele de quem sofre com a oleosidade. Entre as principais razões, está o fato de que os séruns têm textura ultraleve, o que evita a obstrução dos poros, além de facilitar a absorção do produto.

Mas para quem ainda não conhece esse tipo de produto, é normal que surjam algumas dúvidas a respeito dos benefícios de investir no sérum para o rosto. Pensando nisso, o Beleza Extraordinária listou as quatro principais vantagens de incluir um sérum na sua rotina de skincare caso você tenha a pele oleosa. Confira!

Saiba qual a rotina de cuidados ideal para a sua pele

SÉRUM: PARA QUE SERVE E COMO UTILIZAR?

Sérum é nome que se dá aos produtos de textura gel aquosa, que geralmente são comercializados em frascos com conta gotas para facilitar a aplicação. Eles podem ter diferentes funções na rotina de skincare e ativos variados. Séruns com vitamina C, por exemplo, têm ação antioxidante, enquanto o sérum hidratante com ácido hialurônico é muito indicado como um tratamento de prevenção aos sinais do envelhecimento.

Além disso, uma das principais características dos séruns é que eles normalmente têm uma grande concentração de ativos, o que aumenta o seu poder de ação. Para utilizar o sérum facial no dia a dia, é recomendado que ele seja aplicado com a pele limpa, após a higienização com a sua água micelar ou gel de limpeza. Lembre-se de aplicar o protetor solar facial durante o dia, logo após finalizar a rotina de cuidados com a pele.

TEXTURA LEVE E FLUÍDA DO SÉRUM FACIAL HIDRATA A PELE OLEOSA SEM PESAR

Um dos principais benefícios do sérum para a pele oleosa é a sua textura fluída, que hidrata a pele sem pesar. Como as peles oleosas produzem uma quantidade maior de sebo que as demais, produtos com fórmulas e texturas leves acabam sendo os mais indicados para esse tipo de pele, para evitar a obstrução dos poros.

Outra vantagem da textura dos séruns para a pele oleosa é que, por serem ultraleves, eles são produtos de rápida absorção, o que evita o aspecto pegajoso após a aplicação, que geralmente causa incômodo em quem lida com a oleosidade no dia a dia.

SÉRUM HIDRATANTE EVITA O EFEITO REBOTE NA PELE OLEOSA APÓS A LIMPEZA

Quem tem a pele oleosa muitas vezes comete o erro de apenas limpar a pele para remover o excesso de óleo e não hidratar. Isso pode fazer com que a pele produza ainda mais oleosidade para compensar a remoção da camada sebo natural que é responsável pela proteção da pele - o chamado efeito rebote. Por esse motivo, a hidratação também é um passo fundamental da rotina de cuidados com a pele de quem sofre com a oleosidade.

Sendo assim, incluir um sérum hidratante na rotina de skincare acaba sendo uma alternativa para quem tem medo ou não se sente confortável utilizando hidratantes em creme. Uma recomendação de sérum para peles com essa necessidade é o sérum hialurônico, um ativo com alto poder de hidratação que é indicado e seguro para todos os tipos de pele. 

O ácido hialurônico é produzido naturalmente pelo organismo para estimular a produção de colágeno, que é responsável pela sustação da pele. Porém, com o passar dos anos, a produção desse ativo é reduzida pelo organismo, tornando necessária a reposição através do skincare para prevenir sinais de envelhecimento. É por isso, também, que o sérum hialurônico é recomendado para todos os tipos de pele, inclusive as oleosas.

O SÉRUM COM ÁCIDO HIALURÔNICO AUXILIA NO COMBATE AO ENVELHECIMENTO

Cedo ou tarde, todos nós iremos apresentar sinais da idade, como linhas finas e rugas, especialmente após os 25 anos quando a produção natural de ácido hialurônico e colágeno é reduzida pelo organismo. E uma das melhores formas de combater esses sinais é com a hidratação facial, para repor esses ativos e recuperar a densidade e o viço da pele.

Quem tem a pele oleosa pode investir em um sérum hialurônico, que auxilia na combate aos sinais do envelhecimento, além de amenizar probleminhas já existentes. Com a textura gel aquosa, esse ativo vai dar a hidratação que a pele oleosa precisa para evitar o efeito rebote, enquanto também age como um tratamento anti-idade. Como o ativo é naturalmente produzido pelo corpo humano, o sérum hialurônico pode ser usado por todos os tipos de pele, sem problemas. 

EM PELES OLEOSAS E ACNEICAS O SÉRUM HIALURÔNICO PODE AMENIZAR AS CICATRIZES

Um problema comum na vida de quem tem pele oleosa são as acnes, e é comum que elas deixem pequenas marcas ou cicatrizes na pele depois de secas. Nesses casos, o sérum hialurônico pode ser uma ótima adição a sua rotina de skincare, porque esse ativo também é aliado no combate às marcas, uma vez que possui propriedades regenerativas.

Além disso, se você faz algum tratamento para acne e manchas com outros tipos de ácido, o sérum hidratante pode ser um aliado no dia a dia para evitar o ressecamento que alguns tratamento mais agressivos, geralmente feitos com um esteticista, podem causar.

Mas lembre-se sempre que a pele oleosa, assim como os outros tipos de pele, precisa seguir todos os passos da rotina de cuidados para resultados mais eficazes. Por isso, além de incluir um sérum na sua rotina de skincare, é importante conciliar o uso do produto com limpadores, máscaras (como a máscara de argila verde) e proteção solar diária.

Matéria publicada em 14 de abril de 2021, por Webedia.

Pular os slider: como-cuidar-da-pele-oleosa-no-outono-confira-dicas-e-truques-para-acabar-com-a-oleosidade

Conheça os produtos para pele oleosa

L'Oréal Paris