4 benefícios do shampoo hidratante para todos os tipos de cabelo

O cabelo hidratado é um cabelo saudável, logo, um cabelo macio e hidratado possui uma cutícula uniforme, que se traduz em maciez, brilho, menos frizz e maior resistência . Além disso, a hidratação capilar é eficiente no tratamento de cabelos ressecados e com pontas duplas.

Além de cremes de tratamento hidratante, as propriedades de hidratação podem ser colocadas na sua rotina de cuidados capilares também nos outros produtos, como na hora da limpeza com o shampoo hidratante. Por isso, o blog Beleza Extraordinária separou 4 benefícios do shampoo hidratante para todos os tipos de cabelo. Confira!

O que é shampoo hidratante?

Na rotina de cuidados capilares, o shampoo tem a função de limpar os fios, tirando o excesso de sujeira e fazendo com que o couro cabeludo e o comprimento do cabelo sejam limpos. O shampoo hidratante exerce essa função, mas também tem ação hidratante, fazendo com que os fios fiquem limpos e hidratados.

Essa ação é possível graças à adição de ativos hidratantes na composição do shampoo, o que garante que ele exerça as duas funções. Esse tipo de shampoo pode ser usado em todos os tipos de fios, sendo indicado principalmente para cabelos ressecados e mistos. Além dos cabelos cacheados que tendem a ser mais ressecados por conta da curvatura dos fios.

Como saber se meu shampoo é hidratante?

Para saber se o shampoo é hidratante é preciso consultar os compostos presentes no produto. Isso porque o shampoo hidratante deve ter ativos que exercem a função de hidratar os fios. Por isso, leia o rótulo do produto e encontre ativos com propriedades hidratantes como ácido hialurônico, óleo de rícino e óleo de coco, que são alguns dos componentes hidratantes que podem estar presentes no shampoo.

Benefícios do shampoo hidratante

Entenda os quatro principais benefícios de incluir um shampoo hidratante na sua rotina de cuidados com os cabelos:

Adicione o shampoo hidratante na sua rotina de cuidados capilares

1- Limpeza atrelada a hidratação

O shampoo hidratante consegue unir duas funções em um único produto, a limpeza e a hidratação. Fazendo com que os fios fiquem limpos e hidratados ao mesmo tempo, o que torna esse tipo de shampoo o mais indicado para cabelos ressecados e mistos que necessitam de mais hidratação. Para impulsionar o tratamento para cabelos ressecados e mistos e garantir maior hidratação, combine o shampoo com um creme de tratamento hidratante, condicionador e o creme de pentear hidratante.

2- Cabelos macios, leves e com movimento

A hidratação faz com que os fios fiquem mais macios, leves e com movimento. O nosso cabelo é constantemente exposto aos raios solares, poluição e fontes de calor, como chapinha e difusor, e isso faz com que os cabelos fiquem ressecados e sem brilho. Por isso, junto com a nutrição capilar, faz com que os fios fiquem mais saudáveis.

3- Reconstrução de cabelos ressecados e quebradiços

O shampoo hidratante também ajuda na recuperação de cabelos ressecados e quebradiços, isso acontece porque os fios ficam mais hidratados e fortalecidos. Os fios quebradiços muitas vezes são causados por cabelos fracos, que podem ser causados por falta de hidratação e nutrição capilar. Por isso, mesclar produtos hidratantes e nutritivos são eficazes no tratamento para que os fios fiquem mais resistentes e com brilho.

4- Controle do frizz

O shampoo hidratante também ajuda no combate do frizz nos fios. Isso porque a hidratação controla o frizz dos fios, que é uma característica natural do cabelo, porém com o constante atrito do cabelo com diversos materiais e ambientes externos o frizz pode ser mais intensificado e fazendo com que o cabelo fique arrepiado. Manter a hidratação em dia ajuda a controlar o frizz dos fios.

Qual o melhor shampoo hidratante?

Para escolher um bom shampoo hidratante é preciso escolher aquele que contém componentes hidratantes em sua composição. A linha Elseve Hidra Hialurônico L’Oréal Paris conta com o Shampoo Hialurônico Preenchedor enriquecido com ácido hialurônico. O ácido hialurônico é um ativo reconhecido por seu alto poder hidratante.

A linha Hidra Hialurônico injeta até 4x mais hidratação* para os fios agindo na fibra capilar e fazendo com que os fios fiquem macios, hidratados e com movimento. O Shampoo Hialurônico Preenchedor age na fibra capilar preenchendo os fios com o seu poder hidratante e limpando os fios enquanto hidrata, deixando o cabelo saudável, solto e hidratado.

*Teste instrumental com uso do shampoo, condicionador e creme para pentear versus shampoo clássico

 

Matéria publicada em 17 de novembro de 2021, por Enext.