Cabelo ressecado? Confira 4 dicas de como recuperar os fios

O cabelo ressecado é caracterizado por aqueles fios sem brilho, luminosidade e movimento. Além disso, é comum que os cabelos ressecados fiquem mais porosos e quebradiços. Esse ressecamento pode ser causado por conta do uso excessivo de fontes de calor sem proteção térmica, constante contato dos fios com água quente, a falta de uma rotina de hidratação e nutrição e até a predisposição do fio que pode ser intensificada sem a rotina correta de cuidados.

Pensando em solucionar esse problema o blog Beleza Extraordinária separou algumas dicas que vão te ajudar a recuperar o cabelo ressecado em casa. Confira todas as dicas para ter um cabelo nutrido, hidratado e resistente.

1- Aposte em produtos hidratantes e umectantes

O primeiro passo para tratar os cabelos ressecados é investir em uma rotina de cuidados com produtos hidratantes e umectantes. A hidratação e a umectação são tratamentos responsáveis por deixar o cabelo macio, fortificado, com brilho e com movimento. Além de usar as máscaras de tratamentos hidratantes e umectantes, você pode adicionar o uso de produtos com essas propriedades na sua rotina de cuidados capilares, desde cremes de pentear, leave in e óleos finalizadores.

Para uma rotina de hidratação para o seu cabelo, aposte no uso da linha Elseve Hidra Hialurônico. Todos os produtos capilares da linha são enriquecidos com ácido hialurônico, ativo dermatológico reconhecido pelo seu alto poder de hidratação que além de proporcionar diversos benefícios para sua rotina de skincare também traz benefícios de hidratação para os cabelos. A linha Hidra Hialurônico injeta até 4x mais hidratação nos fios, o que faz com que os cabelos fiquem macios, com movimento e ainda ajuda no momento de desembaraçar os fios e no combate ao frizz.

Para um tratamento umectante e nutritivo, aposte na linha Óleo Extraordinário e Óleo Extraordinários Cachos. Com elas é possível trazer o poder dos óleos para nutrir o cabelo, garantindo brilho e garantindo brilho e leveza para o seu cabelo e o tratamento ao ressecamento dos fios.

2- Use máscaras de tratamento

As máscaras de tratamento são boas opções de tratamento para o ressecamento dos fios, isso porque as máscaras capilares são tratamentos mais intensos para os fios que conseguem proporcionar mais cuidados e resultados instantâneos para os fios. Busque utilizar as máscaras de tratamento no mínimo uma vez por semana na sua rotina de cuidados capilares e aproveite o cronograma capilar para encaixar mais momentos do uso de máscaras hidratantes e umectantes na sua rotina.

Uma das vantagens das máscaras capilares de tratamento é que grande parte delas podem ser utilizadas no chuveiro, pois tem ação de 3 minutos, o que ajuda naqueles dias mais corridos. Além disso, aposte também nas cápsulas de tratamento capilar ou na hidratação e umectação noturna, perfeita para quem encontra dificuldade em encaixar o tempo para esses tratamentos na rotina.

Evite usar fontes de calor para não ressecar os cabelos

3- Evite o uso de fontes de calor

O uso de chapinha, babyliss e secador sem a proteção térmica é prejudicial para os fios, essas fontes de calor são capazes de ressecar o cabelo e até facilitar para que eles fiquem quebradiços. Por isso, é importante diminuir o uso desses aparelhos e, se possível, até parar por um tempo para garantir que o fio se recupere da exposição excessiva ao calor. Caso não seja possível pausar o uso desses aparelhos é necessário utilizar produtos com proteção térmica antes do seu uso para reduzir os danos causados aos fios.

4- Escolha os produtos corretos para o seu tipo de cabelo

Além de todos os cuidados e também de uma rotina capilar constante, é preciso escolher os produtos corretos para o seu tipo de cabelo. Assim será possível tratar os fios de acordo com a necessidade do seu cabelo e não fazer com que outros problemas apareçam. No caso de cabelos ressecados, utilize produtos próprios para essa condição e de acordo com o seu tipo de fio, seja liso, ondulado, cacheado ou crespo. Assim será possível tratar o ressecamento dos fios com produtos feitos especialmente para as necessidades do seu cabelo.

Matéria publicada em 15 de março de 2022, por Enext.