Cronograma capilar: o que é, para que serve e como montar o seu?

O cronograma capilar é uma boa solução para quando os cabelos estão ressecados, sem brilho e com perda de massa. Esse nome se trata de uma rotina de cuidados que tem como foco cuidar e tratar o cabelo após danos químicos ou exposição excessiva ao sol, cloro ou outro agente que prejudique a aparência e a saúde dos fios.

O cronograma capilar é formado pelas etapas de hidratação, nutrição e reconstrução. Combinadas, elas são capazes de tratar os fios devolvendo o brilho, movimento e maciez. Para saber sobre cada etapa do cronograma capilar e tirar todas as suas dúvidas sobre essa rotina continue a leitura do blog Beleza Extraordinária.

O que é cronograma capilar?

O cronograma capilar é uma rotina de cuidados para os cabelos. No geral, ela é feita durante 4 semanas, mas você pode adaptar de acordo com a sua rotina e necessidade dos fios. O cronograma capilar é indicado para cabelos ressecados, quebradiços, sem brilho e elásticos. Com a rotina de cuidados é possível recuperar e devolver a vitalidade para os fios.

O cronograma tem as fases de hidratação, nutrição e reconstrução. Para entender o que o seu cabelo precisa, coloque um fio do seu cabelo em um copo com água e aguarde por 3 minutos. Se o fio boiar, ele precisa mais de hidratação, se ficar no meio do copo ele necessita de nutrição, agora, se ele afundar, o foco é reconstrução.

Para que o cronograma capilar serve?

O cronograma capilar serve para repor a água, lipídios e massa dos fios. A falta dessas características resulta em cabelos secos, porosos, sem brilho, quebradiços e sem movimento. Alguns cabelos tendem a ter essas características, então esses cuidados ajudam a reverter a situação. Mas, na maioria dos casos, os fios ficam desta forma por conta de processos químicos e físicos como o uso de chapinha, secador ou processo de alisamento e coloração.

O cronograma capilar é composto por três etapas, cada uma tem um objetivo diferente. A hidratação devolve água para os fios, a nutrição os lipídios, também conhecidos como óleos, e a reconstrução devolve a massa capilar. Confira abaixo com mais detalhes cada fase do cronograma capilar e entenda como fazer cada uma.

O cronograma capilar ajuda a recuperar cabelos danificados

Cronograma capilar: hidratação

A hidratação é a etapa do cronograma capilar que tem o objetivo de devolver umidade e água para os fios. O uso excessivo de fontes de calor, exposição ao sol, vento e poluição são alguns dos fatores que colaboram para a perda de água pelos fios. A hidratação deve ser feita no cabelo com uma máscara de tratamento hidratante.

A linha Elseve Hidra Hialurônico traz o benefícios do ácido hialurônico para o cabelo. Esse ativo, dermatologicamente testado, tem alto poder de hidratação para a pele e cabelo. Toda a linha Hidra Hialurônico conta com ácido hialurônico em sua fórmula e conta com um ação preenchedora e hidratante.

Preenchendo a fibra capilar com até 4x mais hidratação desde o primeiro uso. O resultado é um cabelo hidratado, brilhante, solto e com movimento. Além disso, a linha Hidra Hialurônica ainda ajuda no combate ao frizz e a desembaraçar os fios.

Cronograma capilar: nutrição

A etapa de nutrição tem como objetivo devolver lipídios aos fios. Os lipídios são gorduras produzidas pelo couro cabeludo que resultam nos óleos para os cabelos. Fios oleosos tendem a ter muito lipídio enquanto os cabelos secos não têm tanto. Isso acontece principalmente com cabelos cacheados e crespos, as curvas dos fios dificultam a transferência de óleo do couro cabeludo para o resto dos fios. Por isso o uso de máscara de tratamento que contenham óleos ajuda a repor esses compostos no resto dos fios.

A Elseve conta com a linha Óleo Extraordinário, e uma especialmente projetada para cabelos cacheados crespos e em transição. Enriquecida com óleo de coco e óleo de flores, os produtos devolvem deixar os cabelos mais nutridos e brilhosos de uma forma simples e descomplicada. Tenha cabelos com movimento e com um brilho natural com a linha.

Cronograma capilar: reconstrução

A reconstrução capilar tem como objetivo devolver massa para os fios. Essa massa da fibra capilar muitas vezes é retirada por conta de processos químicos como descoloração, tintura e alisamentos que deixam os cabelos finos, quebradiços e porosos.

Por se tratar de um processo mais intenso, a reconstrução deve ser feita apenas quando realmente for necessária. Em cabelos extremamente danificados ela pode ser feita durante uma vez na semana, cabelos com danos médios de 15 em 15 dias enquanto nos outros uma vez no mês.

A linha Elseve Reparação Total 5 foi feita especialmente para cabelos danificados e que precisam de um tratamento intenso. A linha enriquecida com Pro-Queratina repara o cabelo agido na fibra capilar e devolvendo o brilho, movimento e maciez dos fios.

Quem pode fazer o cronograma capilar?

Todas as pessoas podem fazer cronograma capilar! O cronograma capilar é indicado para todos os tipos de cabelo, então não há nenhuma restrição. Por se tratar de uma rotina de cuidados intensa, opte por fazer o cronograma capilar quando você sentir que o seu cabelo está necessitando de mais reparo e cuidados. Dessa forma é possível recuperar a hidratação, brilho e o movimento dos fios com alguns passos.

 

Matéria publicada em 01 de setembro de 2021, por Enext.