Cabelo cacheado ressecado: o que fazer e como hidratar os fios

Quem tem cabelo cacheado sabe que esse tipo de cabelo tende a ser mais seco e ressecado, com isso é necessário manter os melhores cuidados de hidratação dos fios para garantir um cabelo nutrido, hidratado e saudável. Mas, além dessa tendência natural do cabelo cacheado, alguns outros fatores podem fazer com que o cabelo cacheado fique ressecado e consequentemente mais fraco, quebradiço e com frizz.

Pensando em te ajudar a solucionar esse problema e deixar os seus fios mais nutridos e hidratados, o blog Beleza Extraordinária separou algumas dicas que vão te ajudar a hidratar os fios e entender como tratar o ressecamento do cabelo cacheado.

Características do cabelo ressecado

Primeiro, é importante entender a diferença entre o cabelo seco e o cabelo ressecado. O cabelo seco tem essa característica de forma natural, já que esse tipo de cabelo apresenta a raiz seca ou pode acontecer quando o óleo da raiz não chega no comprimento, como é o caso de grande parte dos cabelos cacheados. Isso faz com que o comprimento fique mais seco.

Já o cabelo ressecado tem naturalmente a distribuição uniforme do óleo natural dos fios. Porém, por conta de processos químicos, uso excessivo de fontes de calor ou falta de hidratação e nutrição esse cabelo tende a ficar mais ressecado, opaco e frágil. As principais características desses cabelos são o frizz em excesso, fios frágeis e quebradiços, dificuldade ao desembaraçar, falta de brilho.

O cabelo cacheado tende a ser mais ressecado?

Sim! O cabelo cacheado tende a ser mais ressecado do que os outros tipos de cabelo. Isso acontece por conta da curvatura natural dos cachos. O óleo natural do cabelo encontra maior dificuldade para chegar nas pontas, o que faz com que o comprimento do cabelo cacheado muitas vezes seja mais seco do que a raiz. Com isso, quanto mais fechado o cacho maior a tendência ao ressecamento dos fios.

Por isso, é essencial incluir os passos de hidratação e umectação no seu cronograma capilar de cachos para garantir que os fios fiquem nutridos e que esse ressecamento natural dos fios seja combatido. Além disso, incluir o uso de produtos hidratantes e utilizar óleos finalizadores pode ajudar a combater esse ressecamento dos fios. Aposte também em hidratações e umectações noturnas podem ser boas alternativas para aqueles dias mais corridos, além de ajudar no combate ao frizz.

Cabelo cacheado iluminado: como pintar os fios e como cuidar

Qual a diferença do cabelo ressecado e do cabelo poroso?

O cabelo ressecado pode se tornar um cabelo poroso, isso porque a porosidade do fio é causada pelo ressecamento intenso dos fios. Esse ressecamento muitas vezes é motivado pela perda de massa dos fios, que mantém as fibras capilares unidas.

Com isso, o fio tende a ficar espigado e com pontas duplas, além de ter dificuldade de reter líquido para e alguns cremes finalizadores. Por isso, é essencial o passo de reconstrução capilar para reposição de massa dos fios, assim será possível tratar a porosidade e o ressecamento dos fios.

Cabelo cacheado iluminado: como pintar os fios e como cuidar

Como hidratar o cabelo cacheado?

Para tratar o cabelo cacheado ressecado é importante apostar nos passos de hidratação e umectação, com isso é possível garantir que os fios fiquem nutridos, hidratados e saudáveis. Além de ser possível entregar todos os ativos essenciais para os fios. O recomendado é que esses passos sejam feitos duas vezes na semana de forma alternada, assim será possível garantir fios sempre saudáveis. Além dos passos feitos com os cremes de tratamento, aposte no uso de produtos hidratantes e umectantes na sua rotina de cuidados capilares.

Com a linha Hidra Hialurônico é possível proporcionar a ação hidratante para os seus cabelos através do uso do ácido hialurônico. Enquanto a linha Cacho Longo dos Sonhos traz a combinação do ácido hialurônico com o óleo de rícino pensando em todos os tipos de cachos para proporcionar os benefícios desses dois ativos para fios alinhados, uniformes, com definição e com menos frizz. Conheça o shampoo, condicionador, creme de tratamento e o creme tudo em 1, que proporciona a oportunidade de uso como condicionador, finalizador ou tratamento, e inclui na sua rotina toda a linha de Cachos Longo dos Sonhos.