Cabelos pretos com luzes: inspirações para iluminar o visual

Apesar do desejo de muitas mulheres pelos fios loiros, a maioria das brasileiras é dona de fios naturalmente escuros.Como o preto é rotulado por muitas como uma cor que pode envelhecer ou "carregar" o visual, é possível amenizar estes efeitos sem mudanças radicais. Para suavizar a expressão, as luzes entram em cena e podem fazer a diferença no look, independente da técnica escolhida. Saiba como escolher a melhor, inspirada nos looks das celebridades.

Ombré hair e mechas em tons mais próximos

O ombré faz a diferença nos cabelos mais escuros porque cria um degradê, que suaviza a raiz preta e evita um constraste muito grande entre a raiz e as pontas, como ocorreu com os cabelos da top Chanel Iman e da atriz Mariana Rios. Outra que investiu em tons próximos para quebrar a seriedade do preto foi Lily Collins, que clareou o comprimento dos fios com um tom de castanho puxado para o vermelho.

Mechas marcadas para criar ilusão de profundidade

Apesar de não tão popular, as mechas mais marcadas conseguem criar ilusão de profundidade nos cabelos mais escuros, truque importante para quem tem madeixas sem volume. Fergie, dona de fios finos, investiu na técnica quando escureceu os cabelos, em 2010, assim como Jennifer Hudson e Ciara, que definiram o desenho das madeixas com a mechas loiras. Já Kim Kardashian aproveitou as mechas marcadas em tom caramelo para dar mais sensualidade aos seus cabelos compridos.

Californiana e raiz mais escura para "descontrair"o preto

Outro jeito de transformar o preto e aderir às luzes, é investir em técnicas que clareiem boa parte do cabelo. A top número um do mundo, Joan Smalls, que o diga. A modelo, que era dona de fios escuros, ganhou nova cara ao aderir às mechas californianas e desfilou com fios invejáveis durante o festival de Cannes. Atualmente a bela aposta em luzes mais discretas que realçam o tom escuro natural de seus cabelos.

Mas não é só no mundo da moda que a técnica conquista novas fãs. A socialite Khloe Kardashian, e a tatuadora Kat Von D investiram nas californianas para transformar o visual e desfilam por aí com as pontas dos cabelos mais loiras.

Low lights ou pontos de luz suavizam o visual

A técnica, conhecida como low light, cria reflexos mais claros que a base dos fios e é ideal para os cabelos mais escuros como o preto ou o castanho profundo. "O ideal é usar um tom abaixo da cor do cabelo para ficar em destaque", explicou a consultora de imagem Valéria Didier.

Para quebrar o visual sério do preto sem deixar de ter cabelos escuros, algumas famosas como Zooey Deschanel, Rachel Bilson e Jenna Ushkowitz investiram nos pontos de luz para suavizar a expressão e destacar os traços do rosto. Enquanto Zooey clareou discretamente as pontas dos fios, Rachel e a atriz de Glee apostaram nas mechas finas espalhadas por toda a extensão das madeixas.

Matéria publicada em 13 de Abril de 2021, por Webedia.