Como cuidar dos cabelos coloridos no inverno: saiba como lavar, finalizar e hidratar os fios para manter a cor intensa

Os cabelos coloridos precisam de um pouquinho mais de cuidado no inverno, viu? O friozinho e o clima seco pedem banhos quentes - a gente sabe que quase todo mundo ama! - e por isso a dica é dar uma atenção redobrada as hidratações e as reconstruções! 

Tudo isso para evitar ressecamento e, claro, desbotamento do loiro, ruivo, castanho e até dos fios tingidos de preto. Só que além desses tratamentos, que podem ser feitos em casa, também é necessário prestar atenção em outros detalhes da rotina. Confira as dicas da matéria e anote o que fazer para preservar o pigmento nos dias frios!

Na lavagem: atenção à temperatura da água e aos tipos de shampoo e condicionador

 

Evite lavar o cabelo em água quente: apesar de ser pra lá de agradável tomar um banho quentinho num dia frio, a água quente pode ser prejudicial para os cabelos com coloração. O motivo? O calor provoca a abertura da cutícula e permite que a cor saia bem mais rápido do que você espera.

Como mudar a rotina? Prefira tomar banho em temperatura morna ou, então, dê apenas um jato de água fria nos cabelos ao terminar de lavá-los com a água quente. O truque fecha as cutículas e, de quebra, garante mais brilho ao fios!

Prefira shampoo e condicionador para cabelo colorido: a linha de tratamento usada na lavagem também faz diferença na intensidade da cor! Por isso, a dica usar shampoos e condicionadores próprios para cabelos coloridos ou linhas de reparação, que protegem o pigmento e prolongam o look intenso nos fios.

Na finalização: leave-in e secador na medida certa para os cabelos coloridos

Leave-in: logo após lavar os cabelos no inverno, a saída para evitar ressecamento é aplicar um pouco de leave-in no comprimento e nas pontinhas úmidas, e deixar que esse sele as cutículas, criando uma barreira de proteção contra o vento e a chuva, além do secador. O leave-in também vai garantir mais brilho e durabilidade do pigmento nos fios coloridos.

Óleo: o produto é curinga para dar brilho aos fios, que ficam mais secos e opacos no clima frio e seco. Essencial para os cabelos cacheados e crespos! 

Secador em temperatura média: para evitar danos maiores aos fios tingidos, o conselho é usar o secador em temperatura morna, já que o calor em excesso (tanto com o secador, quanto com a água) pode desbotar a cor. Aqui, fica mais uma dica: se quiser uma dose extra de brilho, finalize com um jato de ar frio nas madeixas!

Cronograma capilar: tratamentos devem ser mantidos na rotina durante o inverno

 

Combinando hidratação, reconstrução e nutrição: já que os cabelos coloridos tendem a ficar mais ressecados no frio, o cuidado com a hidratação é essencial para repor a água que o clima seca retira! E para que os nutrientes sejam repostos da forma correta - e os danos sejam reparados por completo -, o segredo é intercalar cremes de nutrição que contenham óleos e máscaras de reconstrução para repor massa durante as semanas de inverno.

Quer entender a melhor forma de montar um cronograma capilar do jeitinho que os seus fios pedem? É só ler essa matéria aqui e pegar as dicas para combinar os três tratamentos do jeito certo!

 

 

Matéria publicada em 25 de março 2021, por Webedia.