Cabelo liso com quebra: saiba como tratar os fios quebradiços em casa

$name

A quebra do cabelo liso é um fator que afeta a autoestima de muitas mulheres - e muitas vezes o problema aparece por atitudes que as donas desse tipo de fio não sabiam que eram prejudiciais. Você aplica o shampoo e o condicionador agressivamente, esfrega os fios na toalha e penteia o cabelo da raiz às pontas? Essas atitudes, por mais que pareçam inofensivas, podem quebrar ainda mais o seu cabelo liso. Frizz, pontas duplas e cabelo quebradiço pelo comprimento são os sinais mais comuns do problema. Mas fique tranquila! O cabelo com quebra tem solução e você também vai aprender a como evitar que aconteça novamente. Descubra quais são os principais motivos para a quebra do cabelo liso e como driblar o problema em casa!

Cabelo liso quebradiço: quais são os principais motivos?

O cabelo liso pode quebrar por vários motivos, alguns por hábitos diários e outros por procedimentos mais intensos. Por exemplo, causar um forte atrito entre o fio e a toalha pode quebrá-lo a longo prazo, e uma descoloração em um cabelo que não está preparado para receber a química pode causar um corte químico imediato ou em alguns dias depois. Além disso, o uso excessivo de ferramentas de calor e a falta de hidratação dos fios lisos também deixam os fios mais frágeis e quebradiços conforme o tempo. Não menos importante, a alimentação adequada também é essencial para manter a saúde do cabelo liso, então aposte em uma dieta rica em proteínas.

Lave, seque e penteie o cabelo liso com quebra corretamente

A mudança de hábitos na hora de lavar, secar e pentear o cabelo liso é uma maneira simples de prevenir a quebra dos fios. Por isso, confira como fazer cada etapa:

Como lavar o cabelo liso: o jeito certo de usar o shampoo é aplicar o produto apenas no couro cabeludo, com movimentos leves e circulares para ativar a circulação sanguínea e limpar os resíduos de sujeira. Depois de retirar o excesso de água com leves apertos nas mechas, o condicionador deve ser aplicado somente no comprimento e nas pontas do cabelo, com movimentos suaves de enluvamento das mechas. Após deixar pelo tempo indicado na embalagem, retire o produto com água morna ou fria.

Como secar o cabelo liso: com uma toalha de microfibra ou camisa de algodão, que têm tecidos mais gentis aos fios do que a toalha de banho convencional, aperte levemente as mechas sem esfregá-las ou puxá-las.

Como pentear o cabelo liso: esse tipo de fio deve ser penteado quando estiver quase completamente seco, já que os fios ficam mais frágeis quando estão molhados. O jeito certo de pentear o cabelo liso é começar nas pontas e subir pelo comprimento, porque o sentido contrário pode causar nós, quebrando mais ainda os fios na tentativa de desembaraçá-los. Escolha um creme para pentear de textura leve para não pesar nos fios e aposte em um pente de madeira, que causa menos atrito com os fios do que o pente de plástico.

Faça reconstrução no cabelo liso com quebra a cada duas semanas para recuperá-lo

Hidratar, nutrir e reconstruir o seu cabelo liso vai não apenas tratar a quebra, como também deixá-lo mais saudável, fortificado, com brilho intenso e livre de frizz. A etapa mais importante do cronograma capilar para tratar o cabelo liso com quebra é a reconstrução, que repõe a massa capilar dos fios enquanto combate o ressecamento e a quebra. No entanto, é importante ressaltar que essa etapa do cronograma não pode ser feita com muita regularidade, já que o excesso de massa pode deixar os fios muito pesados. Por isso, vale reconstruir o fio a cada 15 dias.

Como aplicar a máscara de reconstrução no cabelo liso: com os fios úmidos e lavados de shampoo, aplique no comprimento e nas pontas enquanto enluva as mechas. Deixe pelo tempo indicado na embalagem e enxágue em seguida.

Evite o uso de ferramentas de calor e procedimentos químicos para não quebrar o cabelo liso

Um detox de ferramentas térmicas e processos químicos enquanto o cabelo liso está quebrando é o essencial, mas caso você não consiga desapegar desses procedimentos, pelo menos reduza o uso de cada um. O excesso de calor das ferramentas e de procedimentos químicos, como o alisamento e a descoloração, podem fazer com que o fio parta no meio, ocasionando a quebra e o surgimento das pontas duplas. Além disso, o cabelo se torna mais ressecado e opaco ao longo dos procedimentos, com um aspecto ainda menos saudável.

Como proteger o cabelo liso de ferramentas térmicas: antes de utilizar o secador, chapinha, babyliss ou difusor, aplique um leave-in com proteção térmica nos fios lisos e não enxágue. O protetor térmico evita que o excesso de calor parta o fio no meio.

Matéria publicada em 24 de junho 2021, por Webedia.