Dica do Proença: Como prevenir e tratar as pontas ressecadas de cabelos que passam por processos químicos

Quem tem o hábito de fazer uso de processos químicos nos cabelos, tais como alisamentos ou descolorações, sabe o quanto as madeixas sofrem com o ressecamento caso não sejam tratados de maneira adequada. As pontas são a parte mais prejudicada, já que a oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo não é suficiente para hidratá-las ao percorrer a extensão dos fios. Confira as dicas do hairstylist Marcos Proença para combater o problema.

Cuidados devem começar já na hora do banho


"Os cabelos recebem nutrientes do corpo apenas quando nascem, ou seja, nas raízes. Depois disso, o cuidado é todo por sua conta. Quando os fios passam por tratamentos químicos temos a impressão de que as pontas ficam muito ressecadas e até mesmo quebradiças. Estes casos exigem cuidado e disciplina para repor aos cabelos todos os nutrientes perdidos e deixá-los com uma aparência mais suave", explica o beauty artist de L'Oréal Paris.

Os cuidados devem começar já na hora do banho. "O primeiro passo deve ser investir na linha certa para os cabelos quimicamente tratados. Uma boa opção é o Elseve Reparação Total 5 Especial Química", sugere o profissional. Além da lavagem normal, aposte também em hidratações feitas em casa com uma máscara capilar específica para o tipo de fio, que devem ser realizadas uma vez por semana.

Acompanhamento profissional também é importante


Além dos cuidados caseiros, também é importante contar com acompanhamento especializado, já que um bom profissional saberá indicar os melhores tratamentos para recuperar os cabelos danificados. "Procure um cabeleireiro de confiança e combine com ele um programa de hidratações mensais no salão. Os tratamentos profissionais contêm ingredientes potencializados, que fazem o investimento valer a pena", garante Proença.

As pontas ressecadas podem ser reparadas com finalizadores, como o óleo capilar. No entanto, o corte regular é fundamental. "Não deixe de aparar os fios todo mês, principalmente, se sentir que eles estão muito fragilizados, já que não é necessário alterar dramaticamente seu comprimento. Se estiver deixando os cabelos crescerem, tenha paciência, o que vale é que eles estejam bonitos", afirma o hairstylist.
Mulher Secando Seu Cabelo

Matéria publicada em 25 de fevereiro 2021, por Webedia.