Do cabelo loiro ao ruivo: como fazer a transformação + tons de vermelho que combinam com fios claros

Se você tem cabelo loiro e quer adotar um novo visual com o cabelo ruivo, essa matéria é para você! Ainda que cobrir uma cor clara com uma cor mais escura pareça fácil, a verdade é que sem os cuidados necessários a transformação pode não ser bem sucedida, resultando em cabelos manchados. Mas com as orientações e escolha de nuances corretas, é possível conquistar o cabelo ruivo que você deseja. Para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas de como fazer essa mudança de tonalidade. Aproveite e descubra quais tons de vermelho mais combinam com quem já tem os fios claros!

Antes de adotar o cabelo ruivo, garanta que os fios estão saudáveis para receber a coloração

Sejam seus cabelos loiros naturais ou tingidos, é fundamental garantir que eles estejam saudáveis antes de fazer a transformação para o ruivo. Cabelos ressecados e opacos podem absorver mais pigmentos que o necessário, resultando em fios mais escuros que o desejado ou manchados. Além disso, caso os cabelos estejam danificados ao entrar em contato com a química, há o risco de ficarem elásticos ou com quebra.

Para evitar esses imprevistos capilares, o segredo é intensificar as hidratações, nutrições e reconstruções cerca de quatro semanas antes do dia da coloração. Uma dica para equilibrar os tratamentos na rotina é adotar um cronograma capilar - uma rotina que também deve ser seguida após a coloração para preservar a cor e saúde do cabelo ruivo.

Faça a transformação para o cabelo ruivo com uma coloração até três tons mais escura que sua cor de base

Quando você sai do cabelo loiro para o cabelo ruivo, você está escurecendo os fios. Mesmo que você adote um tom de ruivo claro, como o ruivo acobreado, ainda assim é um processo de escurecimento devido à altura do tom das nuances (ou seja, na escala de colorimetria, o ruivo está alguns tons abaixo do loiro). Por isso, é importante escolher uma tonalidade que não seja mais do que três tons mais escuros que a cor atual dos seus fios. Isso quer dizer que, quem tem o cabelo loiro escuro, que corresponde à numeração 7, pode alcançar nuances de numeração 4.

Confira a tabela universal de cores bases das tonalidades:

Preto absoluto – 1

Preto natural – 2

Castanho escuro – 3

Castanho Médio – 4

Castanho Claro – 5

Louro Escuro – 6

Louro Médio – 7

Louro Claro – 8

Louro claríssimo – 9

Loiro claríssimo - 10

 

Confira os reflexos que as colorações podem ter e a numeração de cada um:

Reflexo Cinza – 1

Reflexo Irisado ou Mate – 2

Reflexo Dourado – 3

Reflexo Acobreado – 4

Reflexo Acaju – 5

Reflexo Vermelho – 6

Reflexo Marrom ou chocolate – 7

Reflexo Azul - 8

Reflexo Verde/Mate (ou Violeta em algumas marcas) – 9

 

A razão para escolher uma tonalidade de até três tons mais escuros do que a sua cor atual é simples: assim como não é indicado tentar clarear cabelos muito escuros de uma só vez para não manchar, fazer o processo inverso também não é o ideal, pois pode provocar o mesmo resultado. Caso queira apostar em um cabelo ruivo escuro, como o ruivo marsala, será necessário escurecer os fios gradativamente ou fazer a pré-pigmentação - um procedimento que adiciona pigmentos nos cabelos até que eles estejam na altura de tom ideal para alcançar a tonalidade desejada.

Caso queira um cabelo ruivo intenso e duradouro, aposte em uma coloração permanente

Na hora de fazer a transformação, o tipo de coloração escolhida também faz toda a diferença no resultado final. Se você deseja um resultado mais duradouro, a dica é apostar na coloração permanente com amônia, que proporciona uma durabilidade mais prolongada da cor. Por outro lado, caso queira adotar o ruivo apenas temporariamente, o tonalizante é a melhor escolha. O tonalizante também é a opção ideal para quem tem os cabelos tingidos de loiro ou usa algum outro tipo de química de transformação, como relaxamento ou progressiva, uma vez que o excesso de pigmentos e a mistura de químicas pode danificar os fios.

Quanto a aplicação, a dica é dividir os cabelos em mechas e saturar bem cada uma delas com a tinta para não deixar “buracos” que podem resultar em uma coloração desigual ou manchada. Dessa forma, quem tem cabelos cheios ou muito longos pode precisar de duas ou mais caixinhas de tinta para dar conta de todo o cabelo.

As variações do ruivo acobreado são os tons de vermelho mais indicados cabelos claros

O cabelo ruivo claro é a opção perfeita para quem tem cabelos loiros e quer adotar o vermelho. Uma vez que escurecer os cabelos de uma só vez com tons de ruivo muito escuros não é o mais indicado, o segredo é apostar em nuances como o ruivo acobreado e o ruivo acobreado claro.

Essas colorações se caracterizam pela cor mais alaranjada e reflexos em tons de cobre que conferem uma leve iluminação aos fios. Além disso, ambas as tonalidades lembram o cabelo ruivo natural, portanto são perfeitas para quem busca um visual mais leve, despojado e delicado, que não lembre uma cor fantasia. Outra opção é o strawberry blonde, a nuance que mistura perfeitamente o loiro e o vermelho e se tornou uma das cores de cabelo mais desejadas pelas mulheres, tanto por ser uma tonalidade única, quanto pela naturalidade que proporciona ao visual.

Matéria publicada em 29 de abril 2021, por Webedia.