Crescimento capilar: 6 hábitos que atrapalham o crescimento dos cabelos

Ter cabelos longos é o sonho de diversas pessoas. Para isso, é preciso investir em uma rotina de cuidados para que os fios cresçam saudáveis, fortalecidos e que assim permaneçam até atingir o comprimento desejado. O uso dos produtos corretos para o seu tipo de cabelo vai fazer com que seu fio cresça resistente e não fique quebradiço, ajudando na meta do cabelo longo.

Por isso, é importante unir a rotina de hábitos saudáveis com os produtos certos para o seu cabelo. Além disso, algumas coisas que fazemos no dia a dia podem prejudicar a saúde dos fios e fazer com que eles fiquem mais fracos e quebradiços. Pensando nisso, nós separamos 6 hábitos que atrapalham o crescimento dos fios, identifique quais são e saiba como sanar esses problemas!

1- Uso excessivo de fontes de calor

O uso excessivo de fontes de calor como chapinha, secador e babyliss é prejudicial para a saúde dos fios. Isso porque o cabelo fica exposto de forma constante a temperaturas muito elevadas, o que prejudica a fibra capilar e pode causar ressecamento do cabelo, além de deixar os fios quebradiços. O ideal é criar uma rotina de cuidados, ou seja, um cronograma capilar para os cabelos que precisam ficar expostos constantemente a esse tipo de fonte de calor.

2- Ausência de rotina de cuidados

A falta de uma rotina de cuidados com o seu cabelo também pode prejudicar o crescimento dos fios. Quem pretende ter cabelo longo deve investir em um cronograma capilar de crescimento que proporciona os melhores cuidados para garantir que o fio fique fortalecido e cresça de forma saudável. Por isso, é necessário entender se o seu fio é mais ressecado, misto ou oleoso para criar uma rotina de cuidados que solucione todas as necessidades do seu cabelo.

Uma rotina de cuidados pode ser feita com a adoção do cronograma capilar que vai indicar os melhores tratamentos para o seu tipo de fio. Cabelos ressecados tendem a necessitar mais de umectação e hidratação, enquanto cabelos oleosos precisam mais de hidratação. Ao passo que cabelos danificados precisam de um rotina de reconstrução do fio para a reconstrução do fio. Monte o cronograma capilar de acordo com a necessidade do seu fio e garanta cabelos longos e saudáveis.

Descubra hábitos que podem atrapalhar o crescimento do seu fio

3- Uso dos produtos incorretos

Outro fator que pode prejudicar o crescimento do cabelo é o uso de produtos incorretos para o seu tipo de cabelo. Identificar o seu tipo de cabelo é importante porque a partir daí é possível entender os melhores produtos e tratamentos para ele.

Ah, e nem sempre o nosso cabelo é de um tipo só, por exemplo ele pode apresentar a raíz oleosa e o comprimento mais seco, o que exige cuidados diferentes para essas duas áreas. Por isso é necessário entender como é seu cabelo para não utilizar produtos errados, fazendo com que o cabelo fique mais fraco e quebradiço.

4- Má alimentação

A má alimentação e a falta de hábitos saudáveis também podem prejudicar o crescimento dos fios. Nenhum produto é capaz de acelerar o crescimento dos fios, apenas garantir que eles cresçam fortificados. Mas, uma má alimentação pode gerar a falta de nutrientes e vitaminas que são essenciais para o crescimento capilar, o que retarda o crescimento dos fios e prejudica o crescimento saudável do cabelo.

Por isso, os produtos certos para o seu cabelo devem ser atrelados a uma rotina de hábitos saudáveis com alimentos ricos em vitaminas, nutrientes e minerais. E lembre-se que alimentos são para comer, não para passar no cabelo, a aplicação de alimentos no cabelo pode gerar o entupimento dos folículos capilares e danificar a saúde dos fios.

5- Penteados apertados

Você sabia que penteados apertados também podem atrapalhar o crescimento capilar? Isso porque tranças, rabos de cavalo alto e coques são classificados como penteados com alta tração, que quando usados de forma constante podem deixar os fios mais fracos e quebradiços. Esses penteados são aliados no dia a dia quando o cabelo acorda no bad hair day, mas sempre que puder, opte por penteados mais folgados ou com espaço maior de tempo entre o uso deles.

6- Pentear os fios sem desembaraçar

O momento de pentear os fios também é um momento de bastante atenção para não gerar a quebra dos fios. Por isso, penteie os cabelos preferencialmente durante a lavagem, porque com os fios molhados é mais fácil desembaraçar os fios sem quebrar. Para esse processo escolha o pente ideal para os seus fios.

Matéria publicada em 09 de dezembro de 2021, por Enext.