Pele oleosa: quais produtos devem ser usados todos os dias nos cuidados com o rosto? Dermatologista explica!

A pele oleosa necessita de cuidados diários. Por conta da alta produção de sebo, manter a rotina de skincare em dia é essencial para controlar o brilho excessivo e prevenir o surgimento de acne e cravos. Muitos produtos para pele oleosa, como o sérum facial, também oferecem outros benefícios, que vão desde redução de manchas até prevenção de linhas de expressão e rugas. Mas quais são os itens realmente essenciais para tratar este tipo de pele? Se você tem essa dúvida, confira as dicas da dermatologista Fabiana Wanick!

Limpeza: comece a sua rotina skincare para pele oleosa fazendo a limpeza com água micelar

Para quem tem a pele oleosa, a limpeza é um dos cuidados diários essenciais e sempre deve ser o primeiro passo da rotina de skincare, tanto de manhã quanto à noite. A dermatologista recomenda fazer a limpeza com um sabonete para pele oleosa ou com água micelar. “Use sabonetes para desengordurar sem irritar. Para isso, ativos específicos para este tipo de pele e com ph neutro são os mais indicados, e devem ser usados 2 a 3 vezes ao dia”, afirma a doutora, que é responsável pela Clínica de Dermatologia Fabiana Wanick.

“A água micelar pode complementar a limpeza também 2 vezes ao dia”, indica a especialista. Uma das principais vantagens da água micelar para pele oleosa é ser uma solução leve e aquosa, que remove as impurezas e resíduos de maquiagem, além de tonificar e hidratar sem agredir a pele.

Hidratante facial: pele oleosa deve ser hidratada diariamente para evitar o efeito rebote

Um mito ainda muito difundido é que a pele oleosa não precisa de hidratação devido à alta produção de sebo. Porém, oleosidade e hidratação são coisas diferentes e o hidratante para pele oleosa não pode faltar na sua rotina diária. “A hidratação da pele diz respeito à quantidade de água e não à quantidade de óleo. Uma pele oleosa pode ser desidratada, por exemplo, e isso pode inclusive produzir um efeito rebote e aumentar ainda mais a oleosidade”, explica Fabiana.

O segredo para hidratar a pele oleosa sem pesar é apostar nas versões em sérum, que são fluídos e de rápida absorção. E quando o assunto é sérum, pele oleosa e hidratação, as fórmulas com ácido hialurônico são uma boa pedida. Este ativo é indicado para todos os tipos de pele e retém água na cútis sem aumentar a oleosidade.

Anti-idade e acne: os cremes para a prevenção de rugas e espinhas podem ser usados diariamente

A partir dos 25 anos os produtos para prevenção do envelhecimento já podem fazer parte da rotina de skincare diária. Como a pele oleosa envelhece como qualquer outra, é importante ter este cuidado nessa rotina. O surgimento de acne também é comum nesse tipo de pele, devido ao congestionamento dos poros, então um creme para pele oleosa com ação anti-acne também não pode faltar. A doutora Fabiana Wanick indica separar os produtos para uso diurno e noturno. “Pela manhã, um sérum com antioxidantes e efeito secativo pode ser usado antes do filtro solar, que deve ter a textura leve. E à noite um produto que contenha substâncias de efeito renovador da pele e de controle da oleosidade. Ácido retinóico e seus derivados são boas opções”, recomenda.

Proteção solar: finalize a sua rotina de skincare do dia com um protetor solar para pele oleosa

Toda rotina de skincare termina com a aplicação do protetor solar, e com a pele oleosa não é diferente. Para fugir dos efeitos nocivos dos raios UV sem congestionar os poros, é necessário ter atenção à fórmula e à textura do produto. “O protetor deve ser fino e de boa espalhabilidade para não obstruir os poros e pode ter ativos que auxiliem na absorção dessa oleosidade, diminuindo o efeito de brilho típico da pele oleosa”, explica Fabiana

E qual o melhor protetor solar para pele oleosa: com cor ou sem cor? Segundo a dermatologista, as versões com cor oferecem mais benefícios. “Os protetores com cor são sempre mais eficientes na proteção contra os efeitos nocivos da radiação solar, da luz visível e não visível. Por isso, devem sempre ser priorizados”, afirma. “Entretanto, devem ser espalhados de modo uniforme e com a quantidade ideal para que a proteção seja feita de modo uniforme em todo o rosto”, ensina a doutora.

Foto Dra Fabiana

Matéria publicada em 24 de maio de 2021, por Webedia.