O que é, como fazer e quando fazer a reconstrução capilar?

A reconstrução capilar é uma das etapas do cronograma capilar. Com ele é possível repor a massa capilar que é retirada principalmente em processos químicos, como coloração e alisamentos. A reconstrução capilar deve ser feita nos momentos em que o cabelo estiver mais danificado. Por ser um tratamento mais intenso, não é recomendado fazer com alta frequência pois pode ocasionar o efeito rebote. Para esclarecer as principais dúvidas sobre a reconstrução capilar e para você entender como ela pode ser feita é encaixada na sua rotina de cuidados capilares, confira as dicas do blog Beleza Extraordinária.

O que é reconstrução capilar e para que serve?

Uma boa rotina de cuidado com os fios conta com as etapas de umectação e hidratação, essas duas etapas tem como objetivo devolver os nutrientes para os fios fazendo com que a cutícula do cabelo fique alinhada, resultando em fios mais macios e sedosos. Esses dois passos de cuidado podem ser encontrados no cronograma capilar, junto com o passo de reconstrução. Com a exposição a fatores externos, radiação solar, exposição excessiva de calor, o cabelo começa perder proteínas. Isso também acontece quando ele é exposto a tratamentos químicos como coloração, alisamentos e permanentes.

Dessa forma, a reconstrução capilar vem para devolver massa para os fios, ou seja devolver nutrientes, ceramidas, aminoácidos e proteínas como queratina, para que os cabelos fiquem saudáveis, nutridos e com as cutículas alinhadas. Por se tratar de um processo de devolução de proteína, ele deve ser feito com menor frequência para não ocasionar o efeito rebote. O recomendado é uma vez por mês ou quinzenalmente, da forma que o seu cabelo mais necessitar.

Como saber se meu fio precisa de reconstrução capilar?

Para saber se o seu fio precisa de reconstrução capilar, algumas dicas podem te ajudar. Para identificar essa necessidade, basta analisar o fio de forma visual para entender a necessidade desse tratamento. Se o fio estiver opaco, sem movimento, quebradiço, com pontas duplas e com uma textura indefinida este é o momento de fazer uma reconstrução capilar. Além disso, é importante planejar uma reconstrução capilar dias após processos químicos no cabelo, para assim recuperar os fios dos danos intensos.

Além disso, outra dica é fazer o teste de porosidade para saber se o fio está necessitando do tratamento de reconstrução capilar. Esse teste pode ser feito com um fio de cabelo, de preferência do topo, que deve ser colocado em um copo com água. Após alguns minutos é necessário observar como o fio reage na água. Se ele afundar rapidamente, ele está mais poroso e necessitando de um tratamento de reconstrução.

Repare os danos do cabelo com a reconstrução capilar

Como fazer a reconstrução capilar?

A reconstrução capilar pode ser feita com um especialista ou com algumas soluções em casa. Para fazer a reconstrução capilar em casa é preciso utilizar máscara de tratamentos, ampolas, cremes de reconstrução ou óleos que contenham essa ação de reparação da cutícula capilar e reposição da massa perdida ao longo dos tratamentos diários. Para esse tipo de tratamento, dê preferência para produtos capilares que contenham queratina, aminoácidos e ceramidas. Esses ativos têm o poder de recuperar a força e elasticidade do fio, fazendo com que ele fique mais resistente e saudável.

Escolhendo os produtos corretos fica mais fácil de fazer o tratamento da reconstrução capilar e obter os melhores resultados. Agora, com tudo separado, é o momento de fazer o tratamento de reconstrução, entenda como no passo a passo abaixo:

  1. Lave os fios com um shampoo de limpeza profunda para garantir a remoção de todos os resíduos do cabelo e do couro cabeludo;
  2. Retire o excesso de água com uma toalha;
  3. Aplique a máscara de reconstrução capilar de sua preferência. Nesse momento você pode escolher uma máscara de tratamento própria para reconstrução capilar;
  4. Deixe a máscara agir no cabelo de acordo com o tempo indicado na embalagem;
  5. Após o tempo necessário, retire o produto e finalize o cabelo com um creme de pentear com propriedade de reconstrução.

Como fazer uma reconstrução capilar com as linhas Elseve?

Com diversas linhas para os diferentes passos de tratamento que o seu cabelo necessita, Elseve conta com os produtos ideais para reconstrução capilar. A linha Elseve Reparação Total 5 conta com RT5, complexo reparador com micro queratina que age na reparação dos fios oferecendo tratamento para os danos da quebra, opacidade dos fios, ressecamento capilar e pontas duplas.

Já as linhas Liso dos Sonhos e Longo dos Sonhos são enriquecidas com queratina para proporcionar os excelentes resultados de fortificação para os seus fios. Escolha aquele que mais atende as necessidades do seu fio e faça hoje mesmo sua reconstrução capilar com os produtos Elseve!

Matéria publicada em 09 de dezembro de 2021, por Enext.