Ácido hialurônico: dermatologista explica os benefícios desse ativo para sua pele

O ácido hialurônico é um ativo dermatológico que traz diversos benefícios para a pele, como ação hidratante e antissinais. Ele é seguro e produzido naturalmente pela pele, agindo em conjunto com o colágeno e garantindo firmeza, hidratação e viço para pele.

Porém, a partir dos 25 anos de idade a produção de ácido hialurônico pelo nosso corpo começa a diminuir, o que faz com que os primeiros sinais do envelhecimento fiquem mais perceptíveis.

Por isso, a inclusão de produtos enriquecidos com esse ativo na rotina de skincare faz com que seja possível retardar o envelhecimento precoce, além de hidratar a pele. Para você entender mais sobre esse ativo, a dermatologista Dra. Fabiana Wanick, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Cirurgia Dermatológica, separou algumas informações esclarecendo tudo sobre o uso do ácido hialurônico na sua rotina de skincare. Confira!

O que é ácido hialurônico?

A Dra. Fabiana explica com mais detalhes o que é o ácido hialurônico e como ele surge no nosso corpo. “O ácido hialurônico é um uma molécula. Na verdade ele é um polímero, ou seja, uma molécula de açúcar que possuímos no nosso corpo. Não só na nossa pele, nós temos o ácido hialurônico em vários lugares do nosso organismo, dentro dos olhos, nas articulações, na pele e no tecido conjuntivo”.

Ou seja, o ácido hialurônico está disponível em diversos lugares do nosso corpo para proporcionar o seus benefícios ligados a hidratação e o preenchimento das células, garantindo uma ação antissinais.

Para que serve ácido hialurônico?

Diversas são as funções que o ácido hialurônico pode desempenhar na pele. “O ácido hialurônico serve para fazer a comunicação entre as células, ele é uma substância que está nesse meio que chamamos de matriz extracelular, ou seja, como uma substância que fica entre as células para permitir uma melhor comunicação entre elas”, explica a dermatologista.

O ácido hialurônico na pele serve como um hidratante, como uma substância que ajuda a manter a água presente no nosso corpo. O ácido hialurônico atrai água, ele mantém nossa pele hidratada e, como a gente tem ácido hialurônico na superfície da pele, uma pele hidratada é uma pele mais viçosa, com menos craquelado e com menos linhas de expressão. Além disso, ele dá maleabilidade à pele”, conclui a Dra. Fabiana.

Benefícios do ácido hialurônico para pele

O ácido hialurônico ainda é capaz de oferecer diversos benefícios para a pele do rosto, sendo um ótimo ativo dermatológico para manter a rotina de skincare de todos os tipos de pele. “Eu acho que o grande benefício do ácido hialurônico para pele é mantê-la viçosa, hidratada e com ar saudável. Isso garante o equilíbrio da nossa pele, então uma pele saudável é uma pele equilibrada. Quando a pele fica muito ressecada ela fica frágil, por isso é preciso manter a hidratação correta e o ácido hialurônico é fundamental para isso”, explica a dermatologista Fabiana Wanick.

Alta capacidade de hidratação

A alta capacidade de hidratação é um dos principais benefícios do ácido hialurônico. Essa ação é recomendada para todos os tipos de pele porque é através da hidratação que a pele fica com aspecto saudável, com viço, macia e uniforme.

A hidratação é recomendada desde a pele seca até para as peles oleosas, por isso os produtos de skincare com ácido hialurônico apresentam diversidade de funções por proporcionarem hidratação eficiente profunda.

Ação preenchedora

A hidratação do ácido hialurônico é complementar a ação preenchedora do ativo, que preenche as células da pele com a hidratação e garante que esses benefícios sejam fixados na pele de forma eficiente. A ação preenchedora do ácido hialurônico também age em conjunto com a ação antissinais do ativo.

Aliado no combate de rugas e linhas de expressão

Outro benefício que o ácido hialurônico pode proporcionar para a pele do rosto é a ação antissinais de combate nas primeiras linhas e rugas, ajudando no combate ao envelhecimento precoce e a redução de rugas e sinais de expressão.

A ação preenchedora injeta a hidratação do ácido hialurônico nas células o que garante que a pele hidratada fique mais uniforme e que assim as linhas sejam disfarçadas.

Entenda como usar o ácido hialurônico na sua rotina de cuidados faciais

Como usar ácido hialurônico na pele?

A dermatologista Fabiana Wanick dá mais detalhes de como o ácido hialurônico pode ser utilizado na sua rotina de skincare. “O ácido hialurônico pode ser usado topicamente. Tanto de manhã, como tarde e de noite, na verdade não há uma contraindicação”, esclarece.

O ácido hialurônico aplicado vai passar pela camada córnea, ou seja, a camada mais externa da epiderme,, podendo chegar até a derme, a camada média da pele. O ideal é que o ácido hialurônico seja aplicado duas vezes ao dia, isso é mais do que suficiente porque uma vez que ele hidrata a nossa camada córnea ela faz uma barreira e mantém a quantidade de ácido hialurônico ali presente pra manter a pele hidratada e protegida”, conclui.

Quem pode usar ácido hialurônico?

A dermatologista ainda esclarece para quem o ácido hialurônico é recomendado: “Qualquer pessoa pode usar ácido hialurônico, a partir dos 25 anos principalmente. Pois é nesse momento que começamos a perder ácido hialurônico. Ele pode ser utilizado por ambos os sexos e todas as idades a partir de vinte e cinco anos”, destaca.

Principalmente as pessoas que moram em lugares que são muito secos ou que são muito frios. Eu acho que essas pessoas acabam precisando de uma quantidade maior ou de um produto com uma textura um pouco mais pesada para poder manter o ácido hialurônico na pele, e manter a pele com um pouco mais de conforto com a hidratação”, conclui.

Conheça a linha Revitalift Hialurônico

Pensando em oferecer os benefícios do ácido hialurônico para a sua rotina de skincare, a linha L'Oréal Paris Revitalift Hialurônico garante todos os benefícios do ácido hialurônico para todos os passos da sua skincare. Com produtos que vão desde a limpeza facial até a hidratação você ainda pode completar sua rotina com a linha de protetores solares UV Defender, e fazer com que toda sua pele fique protegida e hidratada.

A linha Revitalift Hialurônico conta com Gel de Limpeza Facial, Cremes Faciais, Água Micelar, Sérum Facial com Ácido Hialurônico, Máscara Facial, Creme para Olhos, o que garante todos os benefícios desse ativo para a sua pele nos mais diferentes momentos do seu dia. Confira todos os produtos da linha e comece hoje mesmo a aproveitar os benefícios do ácido hialurônico para sua rotina de cuidados faciais.

Matéria publicada em 13 de janeiro de 2022, por Enext.