Como tirar nó dos cabelos cacheados sem quebrar os fios?

O cabelo cacheado com nó é um desafio enfrentado por muitas cacheadas. Os cabelos crespos e cacheados tendem a ter mais nós devido a curvatura do fio, mas não deixa de ser comum em todos os tipos de mechas. Por isso, o blog Beleza Extraordinária separou dicas de como cuidar, prevenir e desmanchar os nós de fada do cabelo.

Por que o cabelo cacheado tende a ter muito nó?

Os nós do cabelos são conhecidos como “nós de fadas”, que é o nome popular para triconodose. Os nós surgem pelo atrito entre os fios, o que acontece de forma natural e em todos os cabelos. No entanto, quando os fios estão mais frágeis, ressecados e sem manutenção, eles tendem a aparecer com mais facilidade e enroscar o cabelo a ponto de dificultar ou impossibilitar a escovação. Os fios de espessura mais fina também são mais fáceis de embaraçar. Outro fator que contribui na formação de nós é a tintura.

No caso dos cabelos cacheados e crespos, os nós são mais frequentes devido à curvatura dos fios e por serem propensos ao ressecamento. Isso porque o óleo natural do cabelo tem mais dificuldade de chegar até às pontas, já que o fio tem a curvatura no formato encaracolado e, assim, essa hidratação natural ocorre com menor frequência. Então, a hidratação é fundamental para evitar a triconodose.
 
Saiba como deixar os seus cachos definidos

Como retirar os nós sem quebrar o cabelo?

Se seu cabelo cacheado está com nós de fada, é importante ter calma para não fazer movimentos bruscos que possam causar danos aos fios e ao couro cabeludo. Também evite cortar a região que está embolada, é possível resolver o problema sem precisar interferir no comprimento do cabelo.

Com paciência, aplique creme para pentear e vá massageando levemente a região dos nós, com a ajuda de uma agulha ou escova com cabo de ponta, vá soltando delicadamente os fios. Sempre comece o processo de desembaraçar das pontas para a raiz, porque se começar na raiz, ao puxar as madeixas para baixo, o atrito será maior e causará mais nós. 

Como evitar a criação de nós dos fios?

Para se prevenir da triconodose é necessário criar uma rotina de cuidados, você pode criar um cronograma capilar e nele ter etapas de hidratação, nutrição e restauração. Todo esse processo ajuda a evitar a criação de nós. Outra dica é prestar atenção nos fios na hora de dormir. 

Para um maior cuidado você pode usar a touca ou fronha de cetim, este tecido ajuda a diminuir a fricção dos fios no travesseiro, desta forma, os nós serão menores. O Creme de Tratamento Noturno também colabora para tratar os cabelos cacheados com nós, ao passo que ajuda na maleabilidade e nutrição dos fios, colaborando também para diminuir o atrito dos fios com o travesseiro durante a noite. 

No cotidiano, vale sempre desembaraçar os fios depois do banho com os cabelos molhados e utilizando um creme para pentear. As cacheadas e crespas podem fazer a fitagem, que é uma técnica de finalização para definir os cachos, para ajudar na texturização dos fios e deixá-los bem definidos e no lugar, evitando assim, que o cabelo cacheado fique com nó.

Conheça a linha Cachos Longos dos Sonhos

Não há nada melhor do que uma linha inteira de cuidados que irão tratar seus cachos, não é mesmo? Conheça a linha Elseve Cachos Longos dos Sonhos de L'oréal Paris. Com a combinação de ácido hialurônico e óleo de rícino,  as pontas do seu cabelo serão hidratadas e nutridas. Especialmente desenvolvida para as brasileiras cacheadas, a linha foi feita para manter os cachos definidos por 72hrs. 

Uma novidade da linha é o Creme Milagroso 3 em 1, o produto ideal para ser seu aliado no cronograma capilar. Ele é multiuso e funciona com condicionador, creme para pentear e tratamento intensivo. Ou seja, perfeito para combater e prevenir os nós de fada.