Ao escolher a tinta de cabelo para mudar o visual, devemos ficar atentos aos componentes que estão presentes nas colorações, principalmente se os fios já passaram por um processo de tratamento químico. A amônia é um componente muito presente nas colorações, principalmente em tinturas de cabelo permanentes, sendo responsável por abrir a cutícula do cabelo e ajudar na pigmentação da cor no fio.
Para que você possa entender melhor como a amônia age no cabelo, o blog de Beleza Extraordinária separou algumas informações para que você possa ficar por dentro de qual a função da amônia da tinta de cabelo.
O que é amônia para que serve?
Muito usada nas tinturas permanentes, a amônia é um composto químico responsável por ajudar abrir a cutícula da fibra capilar para que a coloração possa fixar bem no fio e a cor ter uma durabilidade maior. Ao abrir a cutícula capilar, a amônia permite que a água oxigenada possa agir na despigmentação do fio e assim, a coloração consegue penetrar melhor nas camadas dos fios, depositando pigmento e dando tom ao fio.

Qual é o papel da amônia na tinta de cabelo?
Justamente por ter esse poder de abrir a cutícula capilar, a amônia é comumente usada na colorações permanentes, permitindo que o fio fique mais exposto para que a mistura da coloração possa agir e depositar o pigmento, proporcionando maior duração da cor no cabelo. Apesar de facilitar a pigmentação dos fios, a amônia pode causar danos nos fios e torná-los mais sensíveis, pois esse processo de abertura da cutícula acaba deixando os fios do cabelo frágeis.
Qual diferença da coloração com e sem amônia?
As colorações com e sem amônia parecem ser idênticas, mas possuem ação diferente nos fios. A coloração com amônia é permanente, ou seja, uma vez que a tintura com amônia é depositada no fio, é mais difícil da cor desbotar de forma gradual, deixando os fios com a cor permanentemente. Já a coloração sem amônia age apenas na cutícula, que é a área mais externa e exposta da fibra capilar, evitando a penetração do pigmento da tinta no córtex capilar, permitindo que a cor fique fixa no cabelo sem prejudicar a camada interna do fio, preservando a sua saúde capilar.