Cabelo cacheado preto: como alcançar a cor + dicas para manter os cachos sempre brilhosos

O cabelo preto é a prova de que não são só as cores claras que são marcantes. Os fios escuros proporcionam uma mudança significativa no visual, pois contrastam com a pele e dão aquele ar sofisticado e misterioso característico do cabelo preto - além do brilho intenso e "espelhado", já que refletem a luz como nenhuma outra cor! No cabelo cacheado, assim como qualquer outra coloração, o preto tem seus segredos para ser alcançado e se manter brilhoso no dia a dia. Para as cacheadas que querem manter o brilho e a forma dos fios, o cuidado é redobrado. Se você está pensando em aderir ao cabelo preto, confira dicas certeiras que separamos para você!

Cabelo cacheado preto: primeiro passo é preparar os cachos para a coloração

Estar com os cachos bem preparados para a coloração é sempre o primeiro passo para conseguir alcançar a cor. No caso dos cabelos cacheados, essa preparação é ainda mais importante, já que esses fios são mais secos e carentes de nutrientes devido a sua estrutura natural. Isso faz com que eles sejam mais sensíveis a procedimentos químicos e propensos a danos. E, diferentemente do que muitas mulheres pensam, não são apenas as descolorações que podem danificar os fios.

Para alcançar o cabelo cacheado preto sem prejudicar a saúde e a estrutura do cacho, a dica é manter os cabelos bem tratados para recuperar qualquer dano da fibra capilar antes da coloração. Faça hidratações e nutrições semanalmente e uma reconstrução a cada 15 dias ou uma vez por mês, de acordo com a necessidade do seu fio.

Tonalizante ou coloração permanente: saiba qual usar para alcançar a cor

Na hora de fazer a transformação, a escolha do tipo de coloração também faz toda a diferença para as cacheadas. O tonalizante é uma coloração sem amônia, que age apenas na superfície do fio de cabelo. Já a coloração permanente tem amônia na composição e penetra a fibra capilar para depositar os pigmentos. Para saber qual escolher é importante determinar qual o seu objetivo com a coloração e como o seu cabelo se encontra no momento.

Tonalizante: é a melhor opção para quem tem cabelos cacheados com química, como relaxamento, por exemplo, ou muito danificados. Se você quer adotar o cabelo cacheado preto apenas temporariamente e não se importa de ter que fazer retoques mais frequentes, essa também é a melhor escolha.

Permanente: se você procura uma transformação duradoura, essa é a escolha certa. Também é indicada para quem tem cabelos naturais, sem nenhum outro tipo de química, e saudáveis, já que em cabelos danificados a amônia pode causar elasticidade e quebra.

Quando for fazer a transformação, lembre-se de seguir todas as instruções do folheto explicativo das caixinhas de tinta. Cada tipo de produto tem formas de aplicação diferentes - o tonalizante é aplicado em cabelos molhados, enquanto a tinta permanente deve ser aplicada nos fios secos.

Cabelo cacheado preto azulado, iluminado ou natural? Conheça diferentes colorações para apostar

Além das diferentes fórmulas de tinta, você também pode explorar as variedades de tons de preto. Caso queira um visual mais ousado e moderno, vale apostar no preto azulado. Seja com tinta permanente ou tonalizante preto azulado, cabelo cacheado com reflexos azuis chama a atenção quando entra em contato com a luz, destacando o brilho da coloração e o formato dos cachos.

Se você não é fã dos reflexos azuis, mas ainda quer um cabelo cacheado preto iluminado, o segredo é apostar em uma cor com reflexos neutros, como o 2.160 Preto Couro, de Imédia Excellence. Para quem prefere um visual mais sóbrio e fechado, o preto natural, sem reflexos, é uma boa escolha.

Dica: para incrementar ainda mais o visual, vale passar por uma transformação dupla, de coloração e corte. Enquanto o cabelo cacheado preto longo confere mais mistério e sensualidade ao visual, o cabelo cacheado preto curto passa mais modernidade, poder e ousadia.

Como manter o cabelo cacheado preto brilhoso: dicas para cuidar dos cachos após a
coloração

Adotar uma nova rotina de cuidados depois da transformação é essencial para manter o cabelo cacheado preto brilhoso e saudável. Tenha na rotina uma linha de shampoo e condicionador para cabelos coloridos, que limpam os fios sem desgastar os pigmentos da coloração. Além de usar os produtos certos é necessário cuidado com a quantidade de lavagens: evite lavar os cabelos em excesso e prefira sempre a água fria, para não ressecar e acelerar o desbotamento.

Falando em cabelo ressecado, siga um cronograma capilar para cabelos pretos: os tratamentos regulares evitam o ressecamento e o frizz, pois mantém os cabelos bem nutridos e com as cutículas alinhadas, o que valoriza o brilho do preto. Na finalização, use óleos e cremes de pentear com proteção térmica e filtro UV para proteger os fios das altas temperaturas do secador e dos raios solares.

Matéria publicada em 06 de maio de 2021, por Webedia.