Protetor solar facial além do verão dermatologista explica os benefícios do uso diário

Muitas pessoas lembram de usar o protetor solar facial apenas durante o verão, com as idas na piscina e na praia. Mas você sabe que o protetor solar facial traz diversos benefícios para a pele e devem ser utilizados todos os dias? Até nos dias nublados e mesmo dentro de casa. Isso porque o protetor solar facial é o primeiro cuidado anti-idade além de ser eficiente no tratamento de manchas da pele, além de ajudar na prevenção do câncer de pele.

Para falar um pouco mais sobre os benefícios do uso diário do protetor solar facial, a dermatologista Dra. Fabiana Wanick, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Cirurgia Dermatológica, separou algumas vantagens desse produto para sua rotina de skincare.

Precisa usar o protetor solar facial todos os dias?

Primeiro, a dermatologista Fabiana Wanick esclarece se o protetor solar facial deve ser utilizado todos os dias. ”Sim, é fundamental usar protetor solar facial todos os dias para que você esteja prevenindo a sua pele de manchas, do envelhecimento e do risco de câncer de pele”.

Por isso, é importante escolher um protetor solar facial que se adeque ao seu tipo e as condições da sua pele para melhores resultados. Por exemplo, peles oleosas precisam optar por protetor solar facial antioleosidade enquanto pessoas que apresentam manchas na pele podem escolher protetores que sejam enriquecidos com ativos dermatológicos clareadores.

Quais os benefícios do uso diário do protetor solar facial?

O uso diário do protetor solar facial traz diversos benefícios para a pele, a dermatologista explica com mais detalhes cada um deles. Confira todos e comece a proteger a sua pele com o filtro solar hoje mesmo!

Proteção contra os raios UV

A função do protetor solar é proteger a pele da ação dos raios UVA e UVB propagados pelo sol. Esses dois tipos de raios estão presentes na atmosfera durante todo o período do ano, o que faz com que eles estejam sempre em contato com a nossa pele.

A radiação solar, quando em contato com a pele sem proteção, pode causar o aparecimento de manchas, acelerar o envelhecimento celular além de, em casos extremos causar até o câncer de pele. Por isso a proteção solar facial diária é importante, para minimizar a ação desses raios quando em contato com a pele.

“Essa radiação também está relacionada a modificação estrutural nas células da pele, e por isso que existe um risco de câncer de pele”, explica a dermatologista Fabiana Wanick. “Usar protetor solar todos os dias diminui o risco de câncer de pele, principalmente no rosto, que é uma região que está sempre exposta. Por isso é importante proteger essa área todos os dias”, conclui.

O uso diário do protetor solar facial previne o envelhecimento precoce

Prevenção do envelhecimento precoce

O protetor solar facial é o primeiro cuidado antissinais, com ele é possível prevenir o aparecimento das primeiras linhas de expressão no rosto e retardar o envelhecimento da pele, combatendo o envelhecimento precoce.

Esse envelhecimento da pele pode ser ocasionado por diversos motivos mas o principal deles é a exposição da pele aos raios solares sem a proteção solar, isso porque os raios solares incentivam a produção dos radicais livres, compostos que favorecem o envelhecimento celular e incentivam o surgimento das primeiras linhas de expressão.

Por isso, com o uso diário do protetor solar facial é possível minimizar a ação desses fatores. “O uso do protetor solar facial diminui a velocidade do envelhecimento, já que os raios ultravioletas são os principais aceleradores do fotoenvelhecimento”, explica a dermatologista Fabiana Warnick.

Prevenção de manchas

Além disso, o protetor solar facial também é um poderoso aliado no tratamento de manchas da pele, tanto para tratar as manchas existentes quanto para evitar o aparecimento de novas manchas no rosto. Com ele é possível proporcionar uma ação clareadora para a pele além de criar uma camada protetora que impede o surgimento de novas manchas.

“O protetor solar facial protege a pele da luz visível, e também da luz invisível, além de diminuir a formação de radicais livres que vai influenciar na diminuição dos processos inflamatórios da pele. Com isso, é possível diminuir a velocidade de formação de manchas e sinais do envelhecimento como linhas, rugas, flacidez, além de diferentes tipos de manchas. Não só as manchas escuras, às vezes a gente tem manchas claras, aquelas esbranquiçadas que são também causadas pela radiação ultravioleta.”

Hidrata a pele

Outra vantagem do uso diário do protetor solar facial é que além da proteção solar ele também ajuda na hidratação da pele, o que faz com que o rosto fique mais macio, iluminado e com textura uniforme. Uma dica é apostar em protetores solares faciais com ativos dermatológicos com ação hidratante para intensificar a ação de hidratação.

A linha UV Defender conta com protetores solares faciais enriquecidos com ácido hialurônico, ativo reconhecido pelo seu poder de hidratação e de prevenção dos primeiros sinais do envelhecimento, com eles é possível unir hidratação e proteção solar para a sua rotina de cuidados com a pele.

O Protetor Solar Facial Fluído conta com uma textura leve de fácil aplicação e absorção, ele apresenta resistência à água e suor além de contar com FPS 60. Para as peles oleosas, o UV Defender Antioleosidade é uma boa opção, também com FPS 60, ele não deixa a pele com sensação de brilho extremo além de estar disponível nas versões com cor e sem cor.

Matéria publicada em 16 de fevereiro de 2022, por Enext.