Trança box braids: o que é, como fazer e como cuidar?

As tranças box braids são tranças que misturam fios sintéticos com o cabelo natural para proporcionar o visual trançado para mulheres e homens. As tranças box braids podem ser curtas ou longas, além de estarem disponíveis em diversas cores para você escolher aquela que mais combina com o seu visual.

Para você saber mais sobre as tranças box braids, separamos algumas informações que vão te ajudar a entender o que são esses tipos de tranças, como elas são feitas e como elas devem ser cuidadas. Além disso, a cantora Agnes Nunes contou um pouco mais sobre a sua experiência usando as tranças box braids.

O que são tranças box braids?

As tranças box braids são tranças de origem africana e que consistem em trançar o cabelo natural com alguns fios sintéticos até adquirir o comprimento desejado das tranças. A tranças box braids podem ser feitas conforme a espessura desejada, desde as mais finas até as mais grossas. Além disso, box braids são bastante procuradas por pessoas que estão passando pela transição capilar e desejam adotar um novo visual.

Box braids são aquelas tranças feitas desde a raiz do cabelo, que unem a fibra sintética e cabelo natural. Geralmente existem trancistas que fazem todo esse trabalho de trançar o cabelo inteiro, mas existe gente que trança o próprio cabelo”, comenta Agnes Nunes.

Como as tranças box braids são feitas?

As tranças box braids devem ser feitas com o cabelo devidamente limpo e desembaraçado, dessa forma será mais fácil o processo de trançar os fios. As tranças são feitas desde a raiz dos cabelos, as tranças são individuais e a espessura de cada trança depende do desejo de cada pessoa. O indicado é fazer as tranças box braids com uma trancista especializada, porque elas conseguem entender as melhores técnicas para fazer cada trança e para garantir que elas não fiquem muito rentes ao couro cabeludo ou muito apertadas.

Em entrevista, Agnes Nunes revela o que fez com que ela decidisse colocar as tranças box braids. “Decidi colocar box braids por sempre achar lindo e também por querer mudar de visual. Com a box braids eu sabia que eu estaria linda sempre, porque box braids facilitam muito a nossa vida, eu acordo linda, com os cabelos impecáveis.”

Conheça os tipos de tranças box braids

Para você que está pensando em fazer tranças box braids, é preciso entender quais as fibras disponíveis e entender qual a melhor fibra para os seus fios. Confira as três principais abaixo e a característica de cada uma:

  • Kanekalon: esse tipo de fibra é a opção feita com materiais mais pesados e que apresentam um brilho maior e uma textura mais fina, o que garante mais movimento para as box braids feitas com esse tipo de material. A kanekalon no geral custa mais que as outras fibras mas também garante maior durabilidade para as tranças.
  • Lã: a lã é a fibra ideal para aquelas pessoas que buscam as tranças box braids coloridas. Isso porque esse tipo de material apresenta uma maior variedade de cores. As lãs também são fibras mais leves e também costumam ser um material de custo menor.
  • Jumbo: essa fibra é leve e macia, mas apresenta uma textura mais áspera e opaca quando comparada com o kanekalon. Porém essa fibra ainda conta com uma maleabilidade que permite a criação de diversos penteados.
As box braids coloridas são feitas com fibra de lã

Além dos tipos de fibra é possível escolher os diferentes estilos de tranças box braids. Como as tranças clássicas e longas, as tranças curtas, as mais grossas e a do estilo de tranças junto com o cabelo raspado nas laterais. A cantora Agnes Nunes revela que as gypsy braids são as suas favoritas. “Hoje em dia a minha preferida são as gypsy braids que consistem em metade do cabelo ser trançado e outra metade ser uma extensão de cabelo humano! Vi esse estilo na atriz Zoe Kravitz, e amei! Só uso essa agora!”

Trança box braid masculina

As tranças box braids também são ótimas opções para homens que pretendem adotar um novo visual. No geral, as tranças box braids masculinas são associadas com o corte em degradê nas laterais do cabelo, enquanto as tranças são feitas na região do topo da cabeça. As tranças box braids masculinas podem ser as tranças pretas tradicionais e também podem ser coloridas.

Trança box braids masculinas

Quanto tempo pode ficar com as tranças box braids?

As tranças box braids podem ser utilizadas no cabelo por até 3 meses desde a aplicação. O ideal é consultar o profissional para entender os melhores cuidados e período para ficar com as tranças de acordo com o seu fio. Além disso, durante esse período o cabelo natural vai crescendo o que faz com que as tranças fiquem mais frouxas e faz com que seja necessário trocar.

Como cuidar das tranças box braids

As tranças box braids quebram o cabelo?

Não! As tranças box braids não quebram o cabelo nem prejudicam a saúde do fio, o que pode acontecer é que o cabelo apresente uma aparência mais opaca após o uso por longos períodos, porém uma rotina de hidratação e umectação é capaz de reverter essa aparência do cabelo.

Como cuidar das tranças box braids?

Para cuidar das tranças o recomendado é que elas sejam lavadas apenas com shampoo porque o condicionador pode deixar resíduos que fazem com que o cabelo fique oleoso. Na hora de escolher os shampoos opte por aqueles que apresentem mais funções focadas na limpeza dos fios.

A cantora Agnes Nunes também revela como ela cuida das tranças box braids. “Mesmo o cabelo estando trançado ele precisa continuar sendo cuidado igual, máscara de hidratação e cuidados com a raiz são indispensáveis para manter as tranças e o cabelo sempre lindos. Uma dica que uso e compartilho agora com vocês: touca de cetim na hora de dormir ou quando quiser! A touca de cetim mantém a trança sempre no lugar e sem frizz, mantendo ela sempre novinha!”.

Para cuidar das suas tranças box braids aposte na linha Elseve Hidra Hialurônico. Com propriedades limpantes, toda a linha é enriquecida com ácido hialurônico ativo que proporciona hidratação e ação antifrizz para os fios. Além disso, a linha Longo dos Sonhos também proporciona os cuidados necessários para o comprimento dos fios.

Matéria publicada em 17 de março de 2022, por Enext.