Vitamina E: como usar esse ativo no skincare

 
abril 26, 2024

Se você já tentou pesquisar quais são as melhores vitaminas para a pele, é bem provável que tenha se deparado com a vitamina E no meio da lista, certo? Ela costuma aparecer na composição de cremes antirrugas e é uma poderosa aliada na rotina de cuidados com a pele, tanto através da alimentação quanto por meio de produtos que contêm esse ingrediente ativo.

Mas o que exatamente essa vitamina oferece à nossa pele? Como e por que ela deve ser incorporada na rotina de skincare? O blog Beleza Extraordinária desvendou tudo sobre esse antioxidante natural poderoso e trouxe para você este guia completo para entender o que é, para que serve e como aproveitar os benefícios da vitamina E!

O que é vitamina E?

A vitamina E, também conhecida como tocoferol, é um tipo de antioxidante responsável pela integridade das membranas das células. A vitamina E reduz os danos celulares causados pelos radicais livres e, assim, previne os sinais do envelhecimento cutâneo.

A vitamina E pode ser encontrada em muitos alimentos, incluindo óleos vegetais, nozes e sementes, vegetais de folhas verdes e cereais fortificados. Também está disponível como suplemento, embora neste caso só deva ser usada sob orientação médica, e é um ingrediente comum em muitos produtos de cuidados com a pele.

Também é importante lembrar que ela ajuda na formação do colágeno no organismo - o que garante mais viço, firmeza e elasticidade à pele. Além disso, a vitamina E é capaz de hidratar, cicatrizar e proteger rosto e corpo contra os raios ultravioleta.

Como a vitamina E age na pele?

A vitamina E age na pele protegendo ela dos danos às células que causam a redução do colágeno e o envelhecimento precoce, absorvendo a energia nociva dos raios solares e mantendo a umidade da pele. Especialmente por conta de sua ação antioxidante, a vitamina E é potente para manter a pele jovem, bonita e saudável.

Um dos principais benefícios da vitamina E é sua potente ação antioxidante. Isso significa que ela tem a capacidade de combater os radicais livres que podem prejudicar as células da pele e acelerar o processo de envelhecimento. Ao neutralizar esses radicais livres, a vitamina E contribui para uma pele saudável e com aparência jovem.

Outra característica importante da vitamina E é sua habilidade de absorver a energia nociva dos raios ultravioleta (UV) do sol. Esta propriedade faz da vitamina E um excelente ativo para auxiliar na proteção da pele contra danos solares, que podem resultar em problemas como queimaduras, manchas escuras e até mesmo câncer de pele.

Além disso, a vitamina E também atua na hidratação da pele ao manter a umidade nela. Ela ajuda a fortalecer a barreira cutânea, reduzindo a perda de água transepidérmica - efeito que contribui para uma pele seca e desidratada. Assim, a vitamina E auxilia na manutenção de uma pele hidratada, protegida e saudável.

Quais são os benefícios da vitamina E para a pele?

Os principais benefícios que a vitamina E oferece para a pele incluem: prevenção do envelhecimento precoce, estímulo à produção de colágeno e novos tecidos, garantia de uma pele mais uniforme em tom e textura, mantém a hidratação da pele e auxílio na proteção contra os danos dos raios solares.

A vitamina E oferece tantos benefícios para a pele principalmente devido às suas propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres, deixando a pele iluminada e potencializando a ação do protetor solar facial. A ação antioxidante também protege o organismo da degradação do colágeno, o que garante a firmeza da pele e evita o envelhecimento precoce.

Dessa forma, a vitamina E é eficiente na prevenção do envelhecimento precoce, hidrata a pele e garante que a pele fique uniforme no tom e textura. A vitamina E ainda fortalece o sistema imunológico ao tornar o organismo resistente aos vírus e bactérias. Enquanto a ação anti-inflamatória ajuda no processo de cicatrização do corpo, acelerando e fortalecendo essas características.

1. Poder antioxidante

A ação antioxidante se refere à capacidade que uma substância tem de neutralizar moléculas chamadas de “radicais livres”. Os radicais livres são moléculas instáveis que podem danificar as células do corpo, incluindo as células da pele, através de um processo chamado estresse oxidativo.

Na prática, os antioxidantes, como a vitamina E, protegem as células contra o estresse oxidativo, agindo como um escudo protetor para as células da pele, neutralizando os radicais livres e prevenindo-os de causar mais danos, como: rugas, manchas, textura irregular, flacidez e o enfraquecimento da barreira de proteção natural da pele.

Vale destacar que, em níveis normais, os radicais livres não são prejudiciais à saúde do organismo. Isso acontece porque essas moléculas são produzidas naturalmente pelo corpo e fazem parte de um processo natural de produção de energia pelas nossas células.

2. Combate o envelhecimento precoce

Por meio de suas propriedades antioxidantes, a vitamina E consegue combater os radicais livres que causam danos às células e levam ao envelhecimento precoce da pele. É claro que, o processo de envelhecimento é algo natural, e faz parte do nosso organismo.

Com o tempo, a produção de colágeno e elastina, responsáveis por manter a pele firme e elástica, diminui naturalmente. O que leva à formação de rugas e linhas finas e à perda de firmeza e elasticidade da pele. Entretanto, os danos dos radicais livres têm a capacidade de acelerar esse processo.

Além disso, fatores externos como a exposição ao sol, poluição, tabagismo e dieta inadequada também aceleram o envelhecimento da pele ao produzir os radicais livres que danificam a pele e aceleram o processo. Adicionalmente, a vitamina E também ajuda a estimular a produção de colágeno e a regeneração da pele. Com o aumento da produção de colágeno, a pele se torna mais firme e as linhas finas e rugas são suavizadas.

Para maximizar a proteção da pele contra os danos solares profundos, você pode usar o Protetor Facial FPS 60 Antirrugas para complementar a vitamina E na hidratação e ação de prevenção do envelhecimento precoce com o aparecimento de rugas, linhas finas de expressão e manchas causadas pela exposição ao sol.

3. Auxilia na hidratação da pele

A vitamina E contribui para a hidratação da pele ao fortalecer e proteger sua barreira natural. Ela auxilia no reforço da barreira cutânea, que é a camada externa da pele. Esta barreira serve como uma espécie de "muro" que ajuda a prevenir a perda de água pela pele, um processo que pode levar à pele seca e desidratada.

Ao fortalecer essa barreira, a vitamina E ajuda a manter a umidade natural da pele, mantendo-a hidratada e saudável. Além disso, a vitamina E, ao neutralizar os radicais livres, protege a barreira cutânea e contribui para a manutenção da hidratação da pele.

Isso ocorre porque essas moléculas podem danificar a barreira cutânea, tornando a pele mais propensa à desidratação. Para hidratar profundamente a pele, maximizando sua regeneração enquanto você dorme, use o Gel-Creme Anti Marcas Noite de Glycolic Bright. Desenvolvido com vitamina E em uma fórmula leve e ao mesmo tempo ultra hidratante para hidratar profundamente e reduzir visivelmente marcas enquanto você descansa.

Como a vitamina E combate o envelhecimento precoce?

Graças à sua ação antioxidante, ao estímulo à produção de colágeno e à manutenção da hidratação, a vitamina E é poderosa no combate ao envelhecimento precoce da pele. Ao neutralizar os radicais livres, a vitamina E ajuda a prevenir danos às células da pele que podem levar ao envelhecimento.

Além disso, ao estimular a produção de colágeno, ela ajuda a manter a pele firme e elástica, reduzindo a aparência de linhas finas e rugas. Por fim, ao fortalecer a barreira cutânea e ajudar a reter a umidade, a vitamina E mantém a pele hidratada e saudável, o que retarda o aparecimento de sinais de envelhecimento e auxilia na proteção contra os danos oxidativos.

Com que frequência devo usar vitamina E na minha pele?

Você pode utilizar a vitamina E na pele todos os dias, adicionando produtos com o ativo em sua rotina diurna e noturna de skincare. Durante o dia, usar um antioxidante, como a vitamina e ou vitamina c, ajuda a oferecer proteção contra os danos dos radicais livres causados pela exposição ao sol e à poluição.

À noite, a vitamina E é potencializada na reparação e regeneração da pele enquanto você dorme. Isso ocorre porque a pele passa por um processo de reparação natural durante a noite, e a vitamina E pode apoiar esse processo devido às suas propriedades antioxidantes e hidratantes.

Você pode aproveitar ao máximo esse processo de reparação natural adicionando a vitamina E com o Gel-Creme Anti Marcas Noite na sua rotina de skincare noturna. Desenvolvido com vitamina E em uma fórmula leve e ao mesmo tempo ultra hidratante para hidratar profundamente e reduzir visivelmente marcas enquanto você dorme.

Mulher jovem utiliza em sua pele a vitamina e para o rosto em um produto de skincare

No entanto, é importante lembrar que, embora a vitamina E possa auxiliar na proteção contra os danos do sol, ela não substitui o protetor solar. Você ainda deve usar um protetor solar de amplo espectro todos os dias para proteger sua pele dos raios UVA e UVB prejudiciais.

Nossa dica é usar o Protetor Facial FPS 60 Antirrugas para complementar a vitamina E na ação de prevenção do envelhecimento precoce com o aparecimento de rugas, linhas finas de expressão e manchas causadas pela exposição ao sol. Além de proteger a pele contra os danos solares mais profundos e hidratar profundamente a pele.

A vitamina E pode ser usada em todos os tipos de pele, desde as jovens até as maduras. No entanto, vale lembrar que inserir esse ativo nos cuidados do rosto a partir dos 30 anos é ainda mais indicado. É nessa fase em que o organismo começa a trabalhar mais lentamente e a produção de colágeno diminui, por isso, vale o cuidado redobrado.

Como combinar a Vitamina E com outros ativos?

Por ser um ativo antioxidante, a vitamina E tem ação versátil na rotina de skincare e pode ser combinada com diversos ativos na rotina de cuidados com a pele, como: os ácidos glicólico, hialurônico e salicílico, retinol e vitamina C.

Para impulsionar a hidratação da pele, a vitamina E pode ser combinada com o ácido hialurônico. Enquanto para o tratamento de oleosidade e impulsionar a ação anti-inflamatória, a vitamina E pode ser usada junto com o ácido salicílico. Para o tratamento de rugas e prevenção do envelhecimento celular precoce, aposte na combinação da vitamina E com o retinol!

Você pode combinar os seguintes ativos com a vitamina E, para potencializar e aproveitar ao máximo seus respectivos benefícios para a pele:

  • Vitamina E e ácido glicólico: o ácido glicólico ajuda a remover as células mortas da pele, promovendo a renovação celular, estimulando a produção de colágeno e permitindo que a vitamina E penetre mais profundamente na pele, potencializando seus benefícios e atuando para uma pele mais brilhante e suave.
  • Vitamina E e vitamina C: essas duas vitaminas funcionam bem juntas porque a vitamina C é um antioxidante que ajuda a regenerar a vitamina E, aumentando assim a proteção antioxidante geral. Além disso, a vitamina C é conhecida por iluminar a pele e também pode melhorar a produção de colágeno;
  • Vitamina E e ácido hialurônico: o ácido hialurônico é um hidratante poderoso que pode reter até 1000 vezes o seu peso em água. Quando combinado com a vitamina E, ele pode ajudar a manter a pele profundamente hidratada e protegida contra os danos dos radicais livres;
  • Vitamina E e ácido salicílico: o ácido salicílico é conhecido por suas propriedades esfoliantes e anti-inflamatórias, tornando-o eficaz no tratamento de condições como acne e psoríase. Em conjunto, a vitamina E pode ajudar a acalmar e hidratar a pele, minimizando possíveis efeitos secundários do ácido salicílico, como secura e irritação, maximizando sua ação no combate à acne e à oleosidade.
  • Vitamina E e retinol: o retinol é um derivado da vitamina A que é conhecido por suas propriedades anti-envelhecimento. A vitamina E pode ajudar a suavizar e hidratar a pele, reduzindo a irritação potencial da ação esfoliante do retinol;

Lembre-se, ao introduzir novos ativos em sua rotina de cuidados com a pele, é importante fazê-lo gradualmente e observar a adaptação e reação da sua pele. Além disso, você pode consultar um dermatologista antes de começar uma nova rotina, ou introduzir novos ativos e produtos, para que ele te recomende e direcione no que irá funcionar melhor na sua pele.

Conheça a linha de Glycolic Bright

Quer dar um fim às manchas e conquistar uma pele mais jovem e radiante? A nova linha Glycolic Bright chegou para transformar a sua pele ao reduzir intensamente e rapidamente as marcas. A linha traz o resultado comprovado de 77% de redução nas manchas do rosto, sendo eficaz nos principais tipos de manchas, como manchas de acne, manchas de idade e trazendo uniformidade da pele:

  • Limpeza profunda: a primeira etapa de qualquer rotina de skincare é a limpeza. Para remover as impurezas e oleosidade sem ressecar, conte com o Gel de Limpeza Anti-Marcas Glycolic-Bright. Ideal para promover uma limpeza profunda com ácido glicólico, eficaz na renovação celular, em todos os tipos de pele.
  • Tratamento em sérum: com a pele limpa, é hora de tratá-la da melhor maneira. Com sua textura leve, o Sérum Facial Redutor de Manchas Glycolic Bright trata diversos tipos de manchas na pele, com eficácia comprovada em manchas de acne, manchas de idade e corrigir a tonalidade da pele.
  • Cuidado diurno: durante o dia, é essencial proteger a pele dos danos causados pelo sol, que podem agravar as marcas e retardar o processo de renovação da pele. O Creme Anti Marcas Dia FPS 30 Glycolic Bright de L’Oréal Paris é perfeito para auxiliar na proteção, enquanto previne e reduz as manchas da pele. Para uniformização do tom desigual.
  • Ultra hidratação: durante a noite, enquanto você descansa, sua pele trabalha duro para se regenerar. O Gel-Creme Anti Marcas Noite Glycolic Bright pode potencializar este processo. Com ácido glicólico, niacinamida e vitamina E, este gel creme promove a redução de marcas e proporciona hidratação intensa à pele durante a noite.

A incrível combinação dos ativos Ácido Glicólico e Niacinamida em Glycolic Bright garantem uma pele radiante, ajudando na redução das manchas na pele. Além disso, os ativos atuam na uniformização do tom desigual e renovação da pele em poucas semanas. Com Glycolic Bright de L’Oréal Paris, você tem uma rotina completa de cuidados para ter uma pele bonita e radiante!

Quer descobrir como alcançar uma pele brilhante e renovada? Tudo o que você precisa é de uma selfie para receber uma rotina de cuidados feita sob medida para o seu tipo de pele e necessidades, como evitar o envelhecimento precoce, para uma pele mais jovem, uniforme e brilhante. Para isso, experimente o Skin Genius, a nova tecnologia da L’Oreal analisa a sua pele para oferecer a melhor rotina de skincare para você.

Skin Genius