Rotina de skincare: o guia definitivo para você montar a sua

Muito se fala sobre a necessidade de ter uma rotina de skincare, mas você sabe a importância de adotar essa rotina de cuidados com a pele? Uma rotina de skincare é capaz de proporcionar os cuidados necessários para as particularidades da sua pele e resolver problemas como oleosidade, ressecamento e hiperpigmentação.

Além disso, ela pode ser adaptável para você conseguir encaixar no seu dia a dia e usufruir de todos esses benefícios, para te ajudar a estruturar uma rotina de skincare, o blog Beleza Extraordinária separou um guia completo que vai te auxiliar neste momento.

O que é uma rotina de skincare?

Uma rotina de skincare é caracterizada por um conjunto de práticas que tem como objetivo proporcionar cuidados diários para a sua pele, a skincare pode ser diurna e noturna e com ela é possível garantir uma pele saudável e bonita.

A rotina de skincare também é indicada para tratar condições específicas que a pele possa apresentar, como ressecamento, oleosidade e manchas. Além disso, com uma rotina regular é possível evitar o aparecimento precoce de linhas de expressões e deixar a pele mais nutrida, macia e hidratada.

Como montar uma rotina de skincare?

Para montar uma rotina de skincare é preciso entender quais as necessidades da sua pele, isso porque cada uma tem suas particularidades, o que faz com que cada tipo de pele necessite de um tratamento específico. Peles secas, mistas e oleosas são diferentes e necessitam de produtos específicos para cada condição, além disso, cada uma pode ter ainda outros aspectos como manchas ou espinhas.

Por isso, o mais indicado para começar uma rotina de skincare é conhecer a sua pele e as necessidades que ela tem, boas dicas para isso são observar a pele do seu rosto e sempre consultar um profissional para garantir os melhores cuidados para ela.

Além disso, a rotina de skincare é adaptável para as diferentes fases da sua pele, por exemplo, em um momento a pele pode apresentar mais espinhas, o que faz com que a rotina de skincare seja direcionada para combater esse tipo de problema. Com as espinhas solucionadas, a rotina de skincare pode ser direcionada para cuidados práticos com o rosto e a manutenção da saúde da pele. Dessa forma, sempre que for necessário, mude a sua rotina de skincare para atender as necessidades dela.

Imagem Entenda como montar a sua rotina de skincare | L'Oréal Paris

Como escolher os produtos da sua rotina de skincare?

Para escolher os produtos da sua rotina de skincare, aposte em produtos indicados para o seu tipo de pele e que tratem os problemas que você está tentando combater no seu rosto. Por exemplo, se a sua pele é seca, aposte em produtos hidratantes e que tenham propriedades para tratar essa condição. Agora, se a sua pele é madura, aposte em produtos com ação antissinais para reduzir a aparência de rugas e linhas de expressão.

Uma outra dica para para escolher os produtos de skincare é apostar naqueles que tenham ativos dermatológicos, ou seja, compostos que potencializam a ação e ajudam no melhor tratamento para pele. Por exemplo, o ácido hialurônico é um ativo que ajuda na hidratação da pele e na diminuição de linhas de expressão, o que faz com que esse ativo seja indicado para todos os tipos de derme. Por isso, consulte o dermatologista para entender o melhor ativo para o seu tipo de pele e para o tratamento buscado.

Para escolher os produtos da sua rotina de skincare, aposte em diferentes texturas. Experimente produtos em gel, creme e sérum, para manter diferentes aplicações no rosto e também encontrar aquelas texturas que oferecem os melhores resultados na face.

Quais são os passos de uma rotina de skincare?

Uma rotina de skincare é composta por três passos principais que devem ser feitos todos os dias, são eles:

  1. Limpeza facial;
  2. Hidratação facial;
  3. Proteção solar.

Além disso, passos com esfoliação podem ser feitos periodicamente para garantir os melhores cuidados.

Para a limpeza facial, aposte na dupla limpeza utilizando o gel de limpeza facial e a água micelar. Inspirada na rotina de skincare coreana, a dupla limpeza tem o objetivo de limpar a pele profundamente de forma suave com a utilização do gel de limpeza e depois a água micelar. Na hidratação, aposte em produtos hidratantes como séruns faciais e cremes de hidratação, o que garante uma hidratação intensa para a pele. Para complementar, aposte na proteção solar facial com um protetor solar que garanta proteção contra os raios solares e ainda hidrata a pele.

Para uma rotina de skincare completa, aposte nos produtos da linha Revitalift, todos os produtos são enriquecidos com ácido hialurônico, o que faz com que eles tenham ação de hidratação e antissinais proporcionando cuidados para todos os tipos de pele. Para proteção solar, aposte na linha UV Defender, para uma proteção enriquecida com ácido hialurônico.

Imagem Aposte na proteção facial na sua rotina de skincare | L'Oréal Paris

Quais são os benefícios de uma rotina de skincare?

A rotina de skincare traz diversos benefícios para a sua pele, entre eles está a capacidade de conseguir manter uma pele saudável, por conseguir proporcionar todos os tratamentos necessários para sua pele. Com uma rotina de skincare regular é possível garantir uma pele macia, hidratada, nutrida e protegida, por isso, comece hoje mesmo com os cuidados da sua pele.