Ombré hair no cabelo: o que é, prós e contras, como fazer e as nuances mais escolhidas

O cabelo ombré hair faz muito sucesso entre mulheres de cabelos curtos, médios e longos que querem pintar somente o comprimento e as pontas dos fios para garantir um visual elegante. O ombré hair é uma técnica que mantém a raiz na cor natural e clareia, em degradê, comprimento e pontas para imitar os fios queimados pelo sol. No ombré hair, é ideal que a divisão de cor entre a raiz e a parte clareada seja leve e natural. Para te ajudar a conseguir o cabelo ombré dos sonhos, listamos tudo sobre o que você precisa saber sobre a técnica. Confira!

Os prós do cabelo ombré hair: modernidade, harmonia e poucos reparos

Maior intervalo entre retoques: O ombré hair necessita de menos retoques do que os outros tipos de técnicas que iluminam os fios. Por isso, para as mulheres que não querem passar tanto tempo retocando os fios sozinhas ou no salão, o ombré hair é a escolha que mais sai em conta. Se você cuidar corretamente das madeixas, o retoque só vai ser necessário a cada 3 meses.

Visual moderno: O ombré hair é um dos mais pedidos nos salões de beleza no mundo todo, por nunca sair dos holofotes e cair super bem em todos os tipos de cabelos. Muitas famosas investem nessa técnica de iluminação dos fios, que traz um ar sofisticado e jovial.

Combina com todos os tons de pele: Você pode escolher várias tonalidades e nuances, mas como a raiz continua com a cor natural, o contraste com a pele do rosto é mantido, evitando um look apagado ou desarmônico. Você pode perguntar a um cabeleireiro de confiança qual nuance cai melhor em você, para conseguir o tom que mais combina com o seu tom de pele.

Os contras do cabelo ombré hair: pontas precisam de atenção e fios brancos mais aparentes

Pontas em evidência: As pontas dos fios podem ficar ressecadas se não forem cuidadas, já que o ombré hair descolore essa parte do cabelo, o que pode fragilizar e ressecar a fibra capilar. É essencial que você cuide sempre das suas pontas, apostando em um cronograma capilar e produtos específicos para cabelos com química, para que os fios continuem bonitos e saudáveis.

Fios brancos: No ombré hair, os fios brancos da raiz não são disfarçados. Como o cabelo ombré hair deixa a raiz natural, os fios brancos que crescem acabam ficando expostos. Se isso não for um problema para você, avalie em fazer essa técnica.

Rosto menos iluminado: Como a raiz do cabelo não é tingida, o rosto fica menos iluminado do que nos outros tipos de luzes, como as babylights. Assim, o contraste com a pele acaba sendo menor, iluminando menos o rosto. Então, escolha o ombré hair se você gosta de baixo ou médio contraste entre o cabelo e a pele.

Os tons de ombré hair mais escolhidos nos salões pelas mulheres

Ombré hair loiro: O mais pedido nos salões de beleza, o ombré hair loiro chama a atenção por onde passa e é fácil de conseguir essa tonalidade pela descoloração. As nuances desse tom, como platinada e perolada, ficam perfeitas em peles e bases de cabelo mais claras.

Ombré hair mel: O tom de loiro mel é mais quente do que as outras nuances e é ideal para cabelos naturalmente castanhos, peles douradas e negras, mas todas podem se aventurar nessa tonalidade.

Ombré hair caramelo: Essa nuance é mais discreta e suave em relação às outras, combina com todos os tons de pele e estações do ano, além de ser favorita para o visual morena iluminada. O ombré hair caramelo não exige uma descoloração muito intensa.

Ombré hair colorido: Azul, verde, vermelho, rosa, você quem escolhe a cor do seu ombré hair colorido! É perfeito para quem gosta de ousar e não tem medo de repaginar o visual.

Diferença entre ombré hair, morena iluminada, mechas californianas e luzes

O ombré hair funciona em degradê nas mechas, e quanto mais próximo às pontas, mais forte a tonalidade, trazendo uma mudança gradativa ao cabelo. Já o visual morena iluminada é um pouco mais sutil por usar menos fios para descolorir, com uma tonalidade parecida com a da base. Enquanto isso, as mechas californianas são mais marcadas, intensas e não possuem um ponto específico para começar a tingir, então o ombré hair funciona como um meio a meio das outras duas técnicas. A diferença entre as luzes e o ombré hair é que as luzes começam desde a raiz, enquanto o ombré hair começa próximo à orelha ou à mandíbula. É importante que você imagine o resultado para escolher a técnica que mais se encaixa com o seu objetivo.

Como fazer ombré hair sozinha em casa

É ideal que você procure um colorista de confiança para fazer o ombré hair, mas se quiser experimentar o visual em casa, algumas dicas são essenciais.

Passo 1: Com o cabelo seco, separe mechas para colorir a partir de alturas diferentes. O segredo das mechas no estilo ombré é fazê-las com um efeito em ziguezague para que não fiquem marcadas, portanto, separe-as desta forma. As mechas não podem ser muito finas e nem muito grossas, então separe-as com uma largura de 2 a 3 dedos.

Passo 2: Algumas mechas você vai colorir um pouco mais acima do que outras, como no contorno do rosto e em três ou quatro pontos ao redor da cabeça, na altura da orelha ou da mandíbula.

Passo 3: Aplique a coloração no começo das mechas “sujando” os fios para fazer o efeito sombreado, e pinte as pontas com uma quantidade mais homogênea. A escovinha que vem na caixinha é fundamental para conseguir espalhar o produto de forma ideal. Você deve pintar os fios com a escova ou o pincel “em pé” e aplicá-los com menos força na divisão, e quanto mais perto das pontas, mais produto deve colocar. Lembre-se de não encostar na raiz.

Passo 4: Coloque papel alumínio na mecha logo após ela ser pintada, para que o descolorante consiga agir corretamente. Deixe o produto nos fios pelo tempo indicado na embalagem. É importante que você siga essa indicação para que o seu cabelo não fique com uma coloração indesejável pelo pouco tempo ou ressecada pelo excesso de exposição.

Passo 5: Depois de enxaguar o cabelo para remover o descolorante, aplique um tonalizante da cor que você deseja, como o mel ou o loiro dourado. O tonalizante só fará efeito na parte descolorida, então aplique uniformemente nos fios tingidos, deixe pelo tempo indicado na embalagem e enxágue.

Cuidados com o cabelo ombré hair

Agora que você conseguiu o tão sonhado ombré hair, é hora de cuidar ainda mais das madeixas. Depois dessa química, é importante que o seu cabelo seja hidratado e que você siga um cronograma capilar para que o cabelo não perca o brilho e a maciez, além de não apresentar ressecamento e pontas duplas.

O cronograma tem três etapas: a hidratação, que devolve a água aos fios, a nutrição, que repõe os lipídios, e a reconstrução, que repõe a massa capilar. Esses três passos garantem um cabelo mais brilhoso, macio, livre de frizz e do ressecamento, sem pontas duplas, e outros diversos benefícios.

Também é importante que você evite a água quente na hora de lavar o seu cabelo, para que ele não desbote mais rápido e fique ressecado pelo calor. Ainda nesse ponto, os seus fios precisam estar protegidos das ferramentas de calor como difusor, secador e chapinha, então use um protetor térmico antes da exposição à quentura. Para proteger o seu cabelo dos raios solares que podem desbotar a cor, você pode usar um protetor UV específico para cabelos.

 

Matéria publicada em 07 de junho de 2021, por Webedia.